Comece o ano mais magro

Sim, é mesmo possível começar 2017 mais elegante, mesmo depois de um mês de festas. A nutricionista Iara Rodrigues elaborou um plano que resulta em qualquer altura do ano.

«Perdido por cem, perdido por mil… Em seis palavrinhas apenas se resume um modelo de pensamento que pode comprometer o esforço de meses para preservar uma silhueta esbelta». Quem o diz é a nutricionista Iara Rodrigues, segundo a qual este é um pensamento comum nas épocas festivas e que tende a surgir após uma outra ideia típica, a de que «um dia não são dias», como se costuma dizer. O problema, aponta a especialista, é que este pensamento tem um problema.

Pode dificultar o controlo das transgressões, abrindo caminho para um cenário em que qualquer pecado alimentar parece legítimo. Se não só se revê neste novelo cognitivo como gostava de começar 2017 com cinco quilos a menos, este artigo é para si. Em exclusivo para a Prevenir, a nutricionista adaptou o plano do seu livro «Dieta 1,2,3», publicado pela Marcador, para o ajudar a alcançar este objetivo ambicioso em quatro semanas.

Estas são algumas das principais recomendações a seguir:

- Aposte no pequeno-almoço

«A maioria das pessoas com obesidade não toma o pequeno-almoço. Saltar esta refeição pode levar-nos a comer demasiado à noite e a optar por alimentos com pouca qualidade e a comer em excesso a meio da manhã e/ou ao almoço. Por outro lado, em situações de jejum prolongado, o organismo defende-se armazenando todas as calorias ingeridas. Esta refeição deve incluir hidratos de carbono e proteínas, e fornecer até um quarto das calorias diárias», refere Iara Rodrigues.

- Faça cinco refeições por dia

«Para emagrecer, deve fazer três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e duas ligeiras (lanches da manhã e da tarde). O objetivo é não passar mais de três horas seguidas sem comer, para não ter fome nem comer demais na refeição seguinte. Por exemplo, se tiver por perto o lanche que preparou, evitará sentir fraqueza, dor de cabeça e má disposição por estar muitas horas sem comer e reduzirá a fome ao jantar», assegura Iara Rodrigues.

- Comece sempre com sopa

«Este prato permite forrar o estômago, saciando e fazendo com que se coma menos quando vier o prato principal, sendo uma óptima estratégia em vez de se entregar às entradas como se o mundo fosse acabar», refere ainda Iara Rodrigues.

- Beba 1,5 litros de água por dia

Privilegie sempre esta bebida. «Este hábito potencia a saciedade, dando a sensação de estômago preenchido entre as refeições e ajudando a controlar a fome emocional. As infusões e chás são boas alternativas, desde que não use açúcar», sublinha Iara Rodrigues.

- Mastigue bem

«O cérebro só recebe a mensagem do organismo a dizer que está satisfeito cerca de 15 minutos após se começar a comer. Nesse período, mesmo que coma sofregamente, continuará com fome. Por outro lado, quanto mais triturados estiverem os alimentos, mais fácil será digerir e assimilar os nutrientes. Coma devagar e aprecie cada garfada», recomenda a nutricionista.

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