9 erros à mesa

As principais infracções a nível alimentar. Será que costuma cometê-las?

Sabemos que se preocupa com a imagem. Acreditamos que já leu dezenas de artigos sobre a dieta ideal, os alimentos amigos da balança e do coração e os truques infalíveis para atingir os seus objectivos, manter um peso equilibrado e seguir uma alimentação saudável.

Mas, também temos a noção de que não é de ferro. E que, uma vez por outra, cede a tentações verdadeiramente irresistíveis.

Reunimos as principais «infracções» alimentares cometidas no dia-a-dia. Analisámo-las uma a uma e, com a ajuda de estudos e recomendações de especialistas em Nutrição, chegámos a um veredicto. Não se assuste. Vamos ajudá-lo a corrigir a sua conduta.

«Hoje, ao almoço, comi um hambúrguer com batatas fritas e uma cola»

A comida rápida, para além de contribuir para o aumento de peso, pode favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares. As batatas, embora ofereçam vitaminas e minerais em estado «cru», uma vez fritas são uma fonte de gorduras saturadas prejudiciais. Por isso, a regra de ouro da maioria dos especialistas é evitar o seu consumo a todo o custo.

Os refrigerantes, como a cola que é rica em açúcar e cafeína, não são a melhor opção para saciar a sede e podem interferir na absorção do cálcio pelo organismo.

Embora o ideal seja mesmo evitar este tipo de refeições, uma vez no restaurante, pode sempre fazer escolhas menos más, evitando os menus XL, preferindo água ou sumo de laranja e reduzindo (ou abolindo) os molhos no hambúrguer.

Comentários