Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Em Portugal, morrem todos os dias 70 pessoas com cancro. Os fatores de risco desta doença, que pode assumir vários tipos e diversos nomes, são também inúmeros, mas muitos poderiam ser evitados. O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se todos os anos a 4 de fevereiro. Eis o que deve saber.

  • 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

    Há sinais e sintomas que não devemos ignorar, sob pena de deteriorar o nosso estado de saúde. Conheça os 17 sintomas de cancro que mais menosprezamos, segundo especialistas da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

  • As frases que nunca deve dizer a uma pessoa com cancro

    Há palavras que continuam a assustar e uma delas é "cancro". Esta é, sem dúvida, uma das doenças mais temidas e difíceis. Saiba o que nunca deve dizer a um doente com um tumor maligno.

  • Os marcadores tumorais como indicadores de malignidade

    Nos pacientes com cancro, verifica-se um crescimento autónomo do tecido devido à ação de um carcinogénio, que pode ser de natureza física, química ou biológica. As células neoplásicas tumorais podem ser, em quantidade elevada, proteínas que são usadas em laboratório como marcadores tumorais.

  • Imunoterapia é a nova esperança contra o cancro

    Este tipo de tratamento, que ativa o nosso sistema imunitário na luta contra a patologia, foi o grande protagonista do maior encontro mundial de oncologistas. Muitos acreditam que é a solução

  • As mutações BRCA1 e BRCA2 no risco de cancro hereditário

    Os tumores hereditários têm como causa principal uma alteração num gene (mutação genética), herdada por um dos progenitores (pai ou mãe). Fátima Vaz, coordenadora da Consulta de Risco Familiar de Cancro da Mama e Ovário, do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, traça os principais contornos desta patologia.

  • Cancro do testículo é o mais frequente nos homens entre os 20 e os 39 anos

    É a principal causa de morte relacionada com cancro em indivíduos do sexo masculino entre os 15 e os 35 anos. Surgem, em média, 100 novos casos por ano. Aprenda a identificar os sintomas e a prevenir esta doença