Just Say It

Cláudia Nogueira escreve sobre como falar com os outros, sem espinhas e com alguns conselhos para pôr em prática... ou não. Mas eles são o resultado da sua atividade profissional

  • Onde nos leva a mudança? Bem-vindo ao mundo da reinvenção

    Gastamos horas a avaliar e a pensar nos outros. E connosco? Teremos esta mesma capacidade?

  • Um novo ciclo

    Começa por estes dias um novo ciclo. É o regresso ao trabalho. Às aulas. Muitos de nós sentem este novo ciclo, como novo. Estranho. Às vezes até com uma pontinha de medo do que aí vem.

  • Sobre o esforço e o resultado

    Como é que vamos saber se o resultado que atingimos cumpre na justa medida com o esforço que despendemos?

  • Sobre Confiança

    Dizia Thomas Jefferson: “Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais trabalho, mais sorte tenho.”

  • Sobre a Marca Pessoal

    Uma boa amiga confessava-me um destes dias que, a propósito da negociação da sua saída da empresa onde trabalhou por mais de uma década, se deparou com alguns constrangimentos a propósito de valores monetários. Comum? Muitíssimo.

  • Comunicar para inspirar

    Gosto quando um cliente se propõe inspirar. É um objetivo ambicioso. Mais até do que motivar.

  • Sobre ambição

    Gosto da palavra ambição. Tem força. Gosto ainda mais quando tem propósito. Quando tem direcção. Quando não é apenas uma sede desmesurada, de tudo e mais alguma coisa.

  • Sobre a Comunicação

    Afinal a comunicação é feita do quê?

  • O que têm os bons comunicadores?

    Dos bons comunicadores tudo se diz. Que são carismáticos, assertivos, fluídos. Que conseguem chegar a toda a gente. Que conseguem ‘traduzir’ as coisas mais inacreditáveis para uma linguagem comum. Mas será que sempre o foram assim? Nasceram assim? Para mim, até é possível que tenham uma maior abertura à comunicação, sim.

  • Pensar positivo

    Normalmente o negativo surge quando nos confrontamos com algo que nos expõe. Que nos lança para uma frente que não temos bem a certeza de querer ocupar. Como quando sabemos que nos vamos expor. Numa reunião. Com o chefe. Numa apresentação

  • Comunicar para quê?

    “Take advantage of every opportunity to practice your communication skills so that when important occasions arise, you will have the gift, the style, the sharpness, the clarity, and the emotions to affect other people.” - Jim Rohn

  • Atitude, quem a tem?

    "The greatest discovery of all time is that a person can change his future by merely changing his attitude." - Oprah Winfrey

  • Sobre a comunicação e liderança

    Quem comunica deveria liderar, mesmo que só a si e ao seu percurso. Afinal deve saber muito claramente o que quer

  • Tem receio de "fazer feio"?

    Há quem tenha medo de fazer apresentações. Na verdade o receio de 'fazer feio', o medo de um momento de exposição - seja para muitas ou poucas pessoas -, o medo de que corra mal pode ter muita força. Até para poucas palavras - o small talk