Sobre a Comunicação

Afinal a comunicação é feita do quê?

Tenho dito que um dos elementos mais relevantes à boa comunicação, aquela que chega ao outro e tem, ao mesmo tempo, impacto em nós, é a verdade.  A verdade que está presente no que se diz. Na forma como como se diz. E também na forma como sentimos aquela verdade. Mas há mais...

Há uma relação, directa, muito próxima, há uma profundíssima combinação entre o que sentimos e o que dizemos. e o que dizemos e sentimos.  É como um aconchego extra para a verdade.

Sem esta conexão a verdade não parece querer vir ao de cima. Nem para a voz. Nem para as mãos. Nem para o olhar. Nem para as palavras que escolhemos.

Muitas vezes estamos só focados nas palavras que vão parecer melhor ao outro. Em escolher ideias que não vão ferir susceptibilidades. Limamos tantas arestas que perdemos o nosso norte. O discurso corre o risco de se tornar árido. E nós de nos tornarmos um personagem estranho, até para nós próprios.

Experimente, para aquele momento próximo em que vai expor algumas palavras perante outra ou outras pessoas, sentir o que quer dizer. E, quase em simultâneo, dizer o que sente.  Que impacto provoca? Muda alguma coisa?

Tome boa nota desta experiência. Pode bem contribuir para exposições futuras mais gratificantes. Mais completas. Mais verdadeiras. Estará a comunicar, portanto.

Cláudia Nogueira
Plus, Be Great! www.plus.com.pt

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários