Testes de gravidez à venda em farmácias

Como funciona este método fácil que tem a vantagem de poder ser feito em casa

Os resultados dos testes de farmácia são rápidos e têm uma taxa de fiabilidade elevada, mas é essencial saber aplicar o teste correctamente.

A maior parte destes testes tem um formato idêntico ao de uma caneta. Ao retirar a tampa, deve colocar a ponta absorvente por baixo do fluxo urinário durante cinco segundos ou mergulhá-la na amostra de urina contida num recipiente durante pelo menos dez segundos. A urina não deverá chegar à parte plástica da caneta.

Depois de tapar a ponta absorvente, o teste deve ser colocado numa superfície plana, limpa e seca enquanto aguarda pelo resultado.

Não deixe, no entanto, de ler as instruções de utilização específicas do teste que adquirir.

Quando fazer

Para uma exactidão de 99%, faça-o a partir do primeiro dia de atraso da menstruação.
Se tem ciclos irregulares, considere o seu ciclo menstrual mais longo e adicione um dia. Desta forma, evitará fazer o teste demasiado cedo.

Caso faça o teste antes do dia em que deveria ter o período, a exactidão do teste será menor. Ou seja, até pode estar grávida mas, como o seu organismo ainda não produziu hCG suficiente para ser detectada no teste, o resultado será provavelmente negativo.

«Se o teste for feito quatro dias antes do dia em que o período é esperado, a fiabilidade do teste é de apenas 50%, enquanto se for dois dias antes a exactidão sobe para 85%», explica Cristina Azevedo, farmacêutica.

Quando não fazer

Se está a fazer um tratamento de fertilidade que contém a hormona hCG ou hGM (gonadotropina menopáusica humana), não tem qualquer vantagem em fazer este tipo de testes, já que a medicação afectará os resultados.

Comentários