Sites e apps de consulta(s) online

O setor da saúde tem vindo a tirar partido das potencialidades da internet e das novas tecnologias. Descubra 13 projetos e aplicações que ajudam a tratar e prevenir doenças

Em muitas zonas do país, sobretudo nas mais isoladas, marcar uma consulta pode revelar-se uma tarefa hercúlea. Na impossibilidade de ser agendada por telefone ou e-mail, não resta mais senão meter os pés ao caminho e perder algumas horas para conseguir espaço na agenda de um especialista. Os adeptos das novas tecnologias têm, no entanto, à disposição novas ferramentas eletrónicas e aplicações móveis que facilitam a vida a quem necessita de um diagnóstico ou de acompanhamento especializado:

- ConsultaClick.com

Site de marcação online de consultas de saúde. Permite a pesquisa por especialidade médica (50 disponíveis), zona do país e acordos com seguradoras. Além disso, deixa visualizar o perfil do médico, a disponibilidade de horário e os comentários de outros pacientes, além de fazer a marcação da consulta.

-Mylinkedcare.com

Permite fazer um registo da atividade física, peso e pressão arterial do utilizador, com alertas quando estão fora dos valores recomendados, bem como pesquisar médicos por especialidade ou por acordo com um determinado seguro de saúde e ainda marcar consulta presencial e comunicar com o médico para tirar dúvidas online através de videochamada.

- Doctorhome.pt

Plataforma portuguesa que pretende facilitar a relação entre o médico e o paciente, permitindo colocar questões de saúde não urgentes a médicos das mais de 40 especialidades disponíveis. Também permite comunicar por videochamada com os especialistas e marcar consultas e solicitar consulta ao domicílio.

- Enforcing Kids

- Para consultar no telemóvel e destinada a pais e educadores de crianças com autismo, esta aplicação móvel, criada por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pretende ser um complemento gratuito às sessões de terapia em consultório, permitindo que, em casa, as crianças continuem a treinar o desenvolvimento das competências em que têm mais dificuldades.

- Exsmokers iCoach

Uma app que funciona como ajuda para quem pretende deixar de fumar. Uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece um programa gratuito e personalizado para deixar o vício. Com um acompanhamento diário, inclui um botão de pânico para os momentos de maior ansiedade. Mais de 40% dos utilizadores já conseguiu deixar de fumar.

- MyHealthPass

Assistente de viagem que, mediante um pagamento, permite o contacto com profissionais de saúde quando não domina a língua do país em que se encontra, dando a possibilidade de explicar através de texto ou imagem aquilo que está a sentir. Esta é a app ideal para quem se preocupa com questões de saúde em viagem.

- Pregnancy Calcutator

Aplicação paga que permite calcular a idade gestacional, a data provável de parto e determinar o intervalo de datas ideal para a realização das ecografias, análises sanguíneas e o rastreio bioquímico durante a gravidez, de acordo com as normas de orientação clínica da DGS.

Veja na página seguinte: Aplicações para pessoas que sofrem de alergias e de diabetes

Comentários