Proteja o seu escudo imunitário

10 medidas simples e de aplicação diária que ajudam a fortalecer as suas defesas naturais

O Outono e o Inverno são sinónimo de constipações e gripes mas, este ano, não tem de ser assim.

Há estratégias que pode adoptar já e, deste modo, reforçar o seu sistema imunológico. Até porque melhorar as defesas naturais do organismo ajuda-o a proteger-se de outras doenças mais graves, como o cancro, diabetes e doenças cardiovasculares.

1. Beba 1,5 litros de água por dia

A água transporta pelo organismo os nutrientes e detritos celulares resultantes dos processos metabólicos; facilita a eliminação de toxinas; regula a temperatura corporal; actua como lubrificante das articulações e protege os órgãos vitais.

2. Não consuma álcool, tabaco e cafeína

São responsáveis por cancro, cirrose, diminuição das funções biológicas e desenvolvimento de doenças cardíacas, pois o organismo reconhece-os como agentes agressores, afectando a resposta do sistema imunitário.

3. Coma cinco peças de fruta e cinco porções de legumes todos os dias

Ricos em antioxidantes, minerais, vitaminas, fibras e enzimas, ajudam o organismo a lutar contra os radicais livres, substâncias que danificam as células saudáveis, causando alterações celulares que podem levar ao cancro e a doenças cardíacas. Por exemplo,ó alho é um antibiótico natural. Consuma entre três a cinco dentes de alho cru picado diariamente.

4. Reduza a ingestão de carnes vermelhas e derivados

São ricos em gordura saturada, responsável pelo aumento dos níveis de gordura no sangue. Opte por peixe, proteínas vegetais, frutos oleaginosos e leguminosas para o aporte de proteínas.

5. Evite o açúcar branco refinado

Éconsiderado uma droga, pois, se consumido de modo regular, leva à perda de cálcio, magnésio e ferro. É responsável por um processo de inflamação generalizado, contribuindo para o envelhecimento precoce. Prefira açúcar mascavado ou mel.

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