O banho do bebé

A hora certa e os benefícios de cada tipo de banho

«Mais que um cuidado de higiene, o banho deve ser uma oportunidade para relaxar, um momento de prazer e, sobretudo, de interacção e de conhecimento mútuo entre os pais e o bebé», referiu a enfermeira Ana Isabel Ventura, especialista em saúde infantil e pediátrica, durante a acção formativa sobre cuidados pediátricos, realizada pela Cuidar +.

Este é o momento do dia em que alguns pais ficam mais ansiosos porque vêem o seu bebé chorar muito durante o banho. «É uma situação muito frequente nos primeiros tempos e natural», confirma a enfermeira, explicando que, «na maioria das vezes, os bebés choram porque se sentem desconfortáveis, porque estão despidos e, por isso, se sentem desprotegidos ou porque têm frio».

Como pode então controlar a situação? A resposta está na sua intuição. «Com o tempo, os pais vão percebendo o que o seu bebé gosta mais durante o banho e vão conseguir adequar todas as suas atitudes de modo a tornar o banho um momento tranquilo e agradável», assegura a enfermeira.

A hora do banho

O momento do banho fica ao critério de cada família que deve definir o horário mais adequado de acordo com as suas rotinas. No entanto, deve evitar escolher momentos «menos favoráveis», nomeadamente: após as refeições, quando o bebé está com fome ou quando está cansado. O momento ideal para o banho é ao fim da tarde porque o bebé consegue descansar durante um período de tempo maior.

Os produtos de higiene

Na hora de escolher os produtos de higiene, é importante ter em conta que a pele do recém-nascido é diferente da pele dos adultos e até de crianças mais velhas. Por exemplo, sabia que a pele de um recém-nascido tem um ecossistema bacteriano natural? A pele do bebé é composta por características que a protege de possíveis infecções. «É uma pele com característica próprias e os produtos devem ser adequados», frisa a enfermeira. Então, que produtos deve privilegiar?

- Use sabão, gel de banho e cremes hidratantes suaves, sem perfumes intensos e com ph neutro.

- Os cremes devem ser feitos à base de gorduras naturais para promover a protecção natural da pele do recém- nascido e reduzir o risco de hipersensibilidade.

Comentários