Como comprar medicamentos na internet com segurança

Existem milhares de fármacos à distância de um simples clique. A contrafação é um dos principais riscos mas está longe de ser o único. Veja algumas das indicações essenciais que deve sempre seguir

Apenas as farmácias e locais de venda registados no Infarmed estão autorizados a aceitar encomendas de medicamentos via internet. Os sites registados oferecem algumas garantias, como serem dispensados por profissionais habilitados, transportados em condições controladas. Além disso, garantem a prestação de informações sobre a toma no ato da entrega, por profissionais credenciados. Por outro lado, no outro extremo, os sites não licenciados implicam alguns riscos, como a falsificação ou contrafação, composição alterada ou prazo de validade alterado.

A lista de desvantagens incluem ainda efeitos secundários inesperados e retenção alfandegária. Lembre-se ainda que o facto de um site estar sediado em Portugal ou escrito em português não garante que esteja licenciado, uma situação que exige um cuidado acrescido e uma atenção redobrada. Para não prejudicar a sua saúde e conferir se o fármaco que pretende adquirir pode ser encomendado online, deve consultar previamente o site do Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

artigo do parceiro:

Comentários