Existem alimentos que são considerados especiais por serem muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns deles incluem aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis (insaturadas). Os benefícios destes superalimentos, como muitos especialistas em nutrição e saúde lhes chamam, estão devidamente estudados. No entanto, apesar de serem saudáveis, atuam mais ao nível da prevenção do que da cura.

Devem ser consumidos diariamente, pelo menos dois por dia, em diferentes refeições e, de preferência, isoladamente de forma a que todos os seus nutrientes sejam devidamente absorvidos. Veja a galeria de imagens dos alimentos que são verdadeiras bombas nutritivas e conheça também 20 superalimentos alcalinos a incluir na sua dieta diária.

Aliados na gestão do peso

Muitos destes alimentos, para além de fazerem parte de uma nutrição saudável, ajudam também numa boa gestão do peso. Os frutos vermelhos são pouco calóricos e têm baixo teor em açúcar. Os alimentos mais gordos, como os frutos secos, são extremamente saciantes. Os que são ricos em hidratos de carbono, como a quinoa, têm um baixo índice glicémico. Proporcionam uma absorção lenta e saciam durante mais tempo.

A relação custo/benefício

Os benefícios dos superalimentos têm sido de tal forma promovidos que a procura tem vindo a aumentar e o seu preço também. Por isso, e apesar destes alimentos serem verdadeiramente saudáveis, também é possível fazer uma alimentação saudável com outros produtos mais económicos.

A fruta da época, os vegetais com muita cor, os ovos, o azeite, o vinho e uma boa sopa também deviam fazer parte deste grupo de superalimentos, pois também possuem  nutrientes de grande valor nutricional e ajudam a gerir o peso, sendo na sua generalidade mais económicos. Consuma, pelo menos, dois dos alimentos que se seguem por dia:

- Groselhas
- Mirtilos
- Cerejas
- Morangos
- Sementes de linhaça
- Quinoa
- Agrião-de-água
- Amêndoas
- Bagas de goji

Revisão científica: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco)