Sementes que emagrecem… mesmo!

Há quem, de forma depreciativa, as apelide de alimentos para pássaros, mas reduzem o apetite e algumas até condicionam a absorção de gordura

Cerca de 20 minutos antes de jantar, beba 23 centilitros de água com uma colher de sopa de psílio. Esta fibra solúvel, usada como laxante em alguns produtos, incha ao entrar em contacto com a água, formando uma massa gelatinosa que ajuda a transportar os desperdícios através do intestino. Assim, e de acordo com o livro «You: A sua dieta», da autoria de Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz, os famosos médicos do programa de Oprah Winfrey, além de diminuir o apetite para a próxima refeição, terá uma ajuda extra para eliminar as calorias que já ingeriu.

As sementes de psílio estão, no entanto, longe de ser as únicas que ajudam a perder peso. Estas são outras das variedades a que pode recorrer:

- Sementes de chia

Os maias e os aztecas eram apreciadores deste alimento, rico em fibras, ómega 3, cálcio, fósforo e magnésio, que acelera o metabolismo e ajuda a reduzir o colesterol, quando consumido com regularidade. Os especialistas recomendam a ingestão de duas colheres de sopa por dia. Pode adicionar a sopas, saladas e a iogurtes magros, preferencialmente moídas. Meia hora antes das refeições principais, almoço e jantar, misture uma colher de sopa com meia chávena e beba. Se preferir, misture com chá ou limonada sem açúcar.

- Sementes de linhaça

Estas sementes incluem fibras dietéticas, nomeadamente um fitoesterogénio que tem um efeito desintoxicante, laxante e anti-inflamatório. Além de acalmarem o sistema digestivo, também ajudam a prevenir o cancro. Ricas em ómegas 3 e 6, ácido fólico, vitamina B1, B2, B3, B5 e B6, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selénio , zinco e lecitina, também devem ser ingeridas moídas ou numa infusão elaborada com uma colher de sopa deste alimento (20 g a 40 g) fervida durante dois minutos e depois peneirada.

- Sementes de mostarda

Ricas em ómega 3, cálcio, fibras, ferro, magnésio, niacina, fósforo, proteínas, selénio e zinco, estas sementes facilitam o processo digestivo, estimulando a produção de sucos gástricos. Use-as para temperar pratos de carne e peixe e saladas, inclusive em substituição do sal, preferencialmente moídas.

Veja na página seguinte: Outras sementes que ajudam a emagrecer

Comentários