Pele (Dieta da)

Perca peso e conquiste uma tez hidratada e saudável ingerindo os alimentos certos

Cuidar da saúde da pele e perder os quilos a mais são objectivos quase sempre presentes.

Os especialistas são da opinião que a única forma de perder peso de forma saudável é realizando uma dieta baixa em calorias mas equilibrada, sem excluir nenhum alimento, e que praticar exercício físico regular adaptado àspossibilidades de cada pessoa é o melhor aliado para emagrecer.

A perda recomendada por semana é demeio a 1,5 quilos, dependendo da acumulação de gordura que se tem. Há que fugir das dietas que prometem a redução rápida de peso eter em contaque nos primeiros dias se perdem líquidos e músculo. Só a partir do 15º dia é que se começa a perder peso à custa da gordura.

Nutrientes bons para a pele

Para cuidar da pele é necessário um aporte adequado de ácidos gordos essenciais, vitaminas como a A (em conjunto com o betacaroteno, favorece o desenvolvimento de pigmentos), a C (participa na síntese de colagénio, que forma e sustenta o tecido cutâneo) e a E (protege e ajuda a melhorar o tecido celular, contraria o envelhecimento e melhora a irrigação), e minerais como o silício (chave da biosíntese de colagénio), o ferro (indispensável para produzir hemoglobina, que dá boa cor à pele) e o zinco (ajuda a regenerar a cútis, sintetizar colagénio e elastina).

Estes são os alimentos ricos em...

Ácidos gordos: ómega-3 (peixes azuis) e ómega-6 (óleo de sementes).

Vitamina A: óleo de fígado de bacalhau, fígado, enguias, sardinhas, ovos e manteiga.

Betacaroteno: abóbora, espinafres, melancia, melão, cenouras, damasco, pêssego, milho e tomate.

Vitamina C: citrinos, kiwi, manga, couve, morangos, couve-flor, brócolos, tomate, agrião, pêssego, papaia e goiaba.

Vitamina E:
frutos secos (avelãs e amêndoas), óleos de colza, gérmen de trigo e soja, azeite virgem, cereais integrais e peixes azuis.

Enxofre: marisco, espargos, alho, cebola, frutos secos, gema de ovo, carne e peixe.

Silício: cerveja, água mineral, pão e cereais integrais, frutas e verduras (sobretudo, tubérculos).

Ferro: carne, vísceras, peixe, marisco, legumes.

Zinco: marisco, fígado, carnes vermelhas, peixes e ovos.

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