As vitaminas da longevidade

O segredo para viver mais tempo pode estar na alimentação

As vitaminas são vitais para a nossa saúde e longevidade. «Elas estão envolvidas em vários processos relacionados com a transferência e armazenamento de energia, proteção e reforço do nosso sistema imunitário, formação de ossos e tecidos e manutenção de funções celulares», explica o especialista em nutrição e longevidade Humberto Barbosa.

«Cada vitamina tem um papel vital e específico e cada uma tem uma tarefa a desempenhar na nossa saúde», refere a nutricionista Carla Ferreira.

E é, por essa razão, que «é importante manter os níveis vitamínicos adequados», alerta esta nutricionista, que, para esse efeito, recomenda a realização de um check-up ortomolecular para identificar os níveis de vitaminas, minerais, oligoelementos e metais pesados no organismo, bem como o nível de radicais livres e o perfil alérgico alimentar.

Para além disso, um bom aporte vitamínico, de acordo com o especialista Humberto Barbosa, «pode impedir doenças durante a infância que condicionem o desenvolvimento físico, como o raquitismo, evitar possíveis malformações durante a gestação, prevenir eventuais infeções ao longo da vida e contrariar o envelhecimento precoce».

Estas são algumas das recomendações dos especialistas que deve procurar seguir:

- Aumente o consumo de vitaminas, ingerindo alimentos frescos e não processados

- Prefira legumes e frutos coloridos

- Introduza na alimentação diária doses de frutos secos e peixes gordos


Menu multivitamínico para um dia

Faça regularmente uma refeição deste género de modo a restabelecer os seus níveis de vitaminas:

Entrada: Salada de rúcula com cenoura, cebola, tomate cherry, nozes e lentilhas
Prato principal: Salmão grelhado com brócolos, beterraba, tomate e massa integral + um sumo natural de laranja
Sobremesa:
Salada de frutos vermelhos

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