Nova vacina garante proteção contra a gripe em todas as suas variantes durante décadas

Terapêutica inovadora, já testada com êxito em ratos e macacos, pode garantir uma prevenção múltipla e de longa duração. Portugueses continuam a menosprezar a doença...

A gripe designa uma doença infecciosa aguda produzida pelo vírus influenza, que afecta sobretudo o sistema respiratório, tanto nas vias superiores como nas inferiores. Os maiores surtos tendem a ocorrer no pico do período frio. Agora imagine uma vacina universal que proteja contra a gripe em todas as suas variantes durante décadas. Foi com este objetivo que, nos últimos anos, uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, nos Estados Unidos da América, criou uma vacina que pode ser a derradeira solução.

A técnica foi testada com êxito em ratos e macacos, fazendo o uso de uma aproximação à imunização completa em dois passos para provocar a infeção e, consequentemente, gerar anticorpos que atacam as diferentes estirpes do vírus da gripe. Uma boa notícia numa altura em que muitos profissionais se queixam que os portugueses continuam a menosprezar a doença. Dados da Direção-geral da Saúde referem que a patologia mata cerca de 2.400 pessoas por ano. A franja da população com mais de 65 anos engrossa a lista das principais vítimas.

artigo do parceiro:

Comentários