A primeira escova inteligente do mundo chega ao mercado nos próximos meses

A Kérastase Hair Coach Powered by Withings, que já venceu um prémio internacional, é capaz de analisar a saúde dos cabelos. Basta escová-los.

A Internet das Coisas, em inglês Internet of Things (IoT), é uma tecnologia e/ou forma de comunicação que permite a ligação dos objetos do mundo real com o mundo virtual, seja por meio de sensores (RFID para distâncias curtas) ou através de uma simples ligação à internet de um objeto, meio de transporte, eletrodoméstico, vestuário ou gadget, por exemplo. Esta inovação começa a povoar as nossas casas e a entrar definitivamente nos mais variados e quotidianos utensílios.

Uma simples escova para pentear cabelos, a Kérastase Hair Coach Powered by Withings, a primeira escova inteligente do mundo, é um exemplo. Desenvolvida em colaboração com a incubadora de pesquisa e inovação tecnológica do grupo L’Oréal, esta escova, apresentada oficialmente no início deste ano, é composta por sensores avançados da Withings e um sistema de análise de algoritmos permite monitorizar os efeitos das diferentes rotinas capilares.

A escova surge acompanhada de uma app móvel, que transforma as informações recolhidas em concelhos personalizados para ajudar as pessoas a cuidarem melhor do seu cabelo. É uma das grandes vencedoras deste ano do Prémio internacional de Inovação CES 2017, que todos os anos apresenta aos consumidores novos produtos tecnológicos inovadores. Vai estar disponível para venda em meados de 2017.

Além de ser um exclusivo nos salões Kérastase, foi entretanto anunciado que também estará disponível no site internacional da marca, no site da Withings e em vários outros canais de distribuição. Apesar do preço de comercialização ainda não ter sido comunicado oficialmente, sabe-se já que não deverá ultrapassar os 200 €. O site Cnet.com fala em 160 £, menos de 185 €.

Como funciona a escova?

Escovar o cabelo com força causa danos capilares, incluindo quebra e pontas espigadas. A inovadora escova minimiza os riscos, graças aos sensores que dão informações sobre a qualidade do cabelo e sobre os padrões de escovagem. Ao monitorizar a forma como uma pessoa escova o cabelo e ao ter em conta aspetos da sua vida diária, a aplicação móvel recolhe informações valiosas que incluem uma pontuação sobre a qualidade do cabelo, dados sobre a eficácia dos hábitos de escovagem, dicas personalizadas e recomendações sobre produtos.

A escova é composta por:

- Um microfone que escuta o som da escovagem do cabelo e identifica padrões, transmitindo informações sobre a maleabilidade do cabelo, a secura, pontas espigadas, quebra e até o nível de frisado.

- Células de carga de 3 eixos que medem a força aplicada no cabelo e no couro cabeludo quando o cabelo é escovado.

- Um acelerómetro e um giroscópio que ajudam a analisar os padrões de escovagem e a contar o número de vezes que o cabelo é escovado, através de um feedback háptico assinala se a escovagem foi demasiado vigorosa.

- Sensores de condutividade para determinar se a escova está a ser usada em cabelo seco ou molhado, de forma a dar indicações corretas. A própria escova é à prova de salpicos.

Texto: Joana Brito

artigo do parceiro:

Comentários