10 soluções para acabar com a rivalidade entre irmãos

Saiba quais são e termine com as guerras em casa

A disputa é a forma mais comum dos irmãos mostrarem a rivalidade entre eles. Eles disputam a atenção dos pais, os brinquedos, a fatia maior do bolo, quem usa mais tempo o computador, quem tem razão, quem é mais inteligente, e por aí fora, uma lista sem fim... As disputas geralmente acabam em discussões ou mesmo em pancada.

Esta rivalidade pode ser motivada por sentimentos de ciúme ou inveja. Se não for combatida o mais rápido possível, poderá trazer sérios problemas de relacionamento inter-pessoal futuro ou psicológicos, como apatia, egocentrismo e baixa auto-estima.

Como pais, precisam de estar atentos a estes comportamentos de rivalidade entre os seus filhos e tentar controlá-los. Então nós damos-lhe 10 boas dicas para o fazer:

1. Tratem cada filho como único - Identifiquem os seus gosto, qualidades e talentos. Pensem neles individualmente quando forem fazer qualquer atividade em família, como preparar uma refeição, organizar a atividade ou comprar as suas roupas. Eles vão sentir-se especiais.

2. Incentivem-nos a brincar, fazer projetos e outras actividades em conjunto - Eles vão aprender a dar valor um ao outro enquanto fazem essas atividades juntos, vão acabar por se conhecer melhor e a importarem-se um com o outro.

3. Reservem tempo para cada filho - O tempo é o recurso mais escasso nos dias de hoje, os seus filhos saberão o quanto vocês os amam se saírem com eles individualmente ou lhes derem um pouco do vosso tempo. Façam-no regularmente.

4. Julguem com sabedoria - Quando surgirem conflitos incentivem-nos a resolver os problemas e entre si e ajudem-nos nisso. Isso também os ajudará a tornarem-se autónomos. Mas por outro lado não ignorem situações em que um deles possa estar a cometer injustiças contra o outro.

Comentários