Formas divertidas de serem uma família verde

Ideias para educar o seu filho a ser mais eco friendly

1. Regra dos 3R's - Ensine às criança os 3 “Rs” antes de começarem a brincar. É importante que ela saiba o que significa reduzir, reutilizar e reciclar. Estas são palavras que deve introduzir no vocabulário da sua criança o quanto mais cedo possível. Explique-lhes muito bem o que significa cada conceito, utilizando exemplos práticos, e de que forma a fazer tudo isso no dia a dia é bom para o planeta. Ensine também a reciclar as pilhas, os óleos usados e os eletrodomésticos avariados.

2. Crie jogo para os ensinar a reciclar corretamente e de forma divertida - Tenha o seu próprio eco ponto em casa. Pode utilizar simples baldes e pintá-los com as cores da reciclagem com o seu filho, isso será logo uma atividade divertida e eles vão logo interessa-se na reciclagem. Ensine-os como os utilizar de forma correta e que embalagens devem colocar em cada um. Depois disso encarregue-os a eles da tarefa da reciclagem, diga-lhes que eles é que vão controlar a reciclagem lá de casa e leve-os consigo quando vai por o lixo nos contentores de rua de reciclagem. Pode também separar logo uma data de itens e marcar cinco minutos num cronómetro e eles terão esse tempo para separar a maior parte de lixo possível.

3. Trabalhos manuais - Antes de deitar tudo para o eco-ponto vejam o que podem reutilizar e reciclar em obras de arte! Rolos de papel de cozinha, tampas de plástico ou rolhas podem ser matéria-prima divertida para a realização de trabalhos manuais muito giros e ecológicos. Desafie os seus filhos a criar obras de arte com estes materiais. E claro que estes devem ser acompanhados de papel reciclado, tintas e colas à base de água e lápis de cera à base de soja. Informe a criança sobre estas escolhas ecológicas.

4. Dois lados de uma folha - Ensine os seus filhos a usarem os dois lados de uma folha de papel, economizando assim muito papel, e ajudando o ambiente.

5. Ensine o seu filho(a) a fechar a torneira da água quando está a lavar os dentes ou as mãos - No momento de lavar os dentes coloque um copinho na casa de banho perto da escova e incentive o seu filho a encher cada vez que for lavar os dentes e enxaguá-los a partir dele, evitando assim ter a torneira aberta, o que vai poupar imensa água. Pode deixar recados no espelho para que eles não se esqueçam de o fazer.

6. Transforme o tempo do banho numa corrida - Se conseguir diminuir o tempo de banho em sua casa por apenas um ou dois minutos, você vai economizar até 150 litros de água por mês. Para ajudar a acelerar o tempo de banho dos seus filhos, aproveite para cronometrar o tempo deles no chuveiro e ofereça recompensas pequenas caso ele consiga bater o tempo estipulado ou se fizer um tempo melhor do que o último banho. Ou então incentive-o a bater o seu próprio tempo de banho, porque os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo. Só que na regra das brincadeiras é preciso ficar claro que não vale saltar a parte da higiene pessoal, pois serão automaticamente desclassificados e dessa forma não haverá prémio.

Comentários