Dicas para uma gravidez confortável no verão

Esta altura é sempre mais complicada para as grávidas, principalmente para as que estão no fim de tempo. Saiba assim como diminuir o inchaço através de alguns truques que a vão ajudar a sentir-se melhor.

É normal durante a gravidez começar a notar inchaço em algumas partes do seu corpo especialmente nas pernas, pés, tornozelos, mãos e cara. Este inchaço denomina-se de edema, que é o resultado de sangue a mais a circular no seu corpo durante a gravidez, ou seja, o útero começa a pressionar as suas veias pélvicas, assim como, a sua veia cava fazendo com que a circulação desacelere e o sangue se acumule. Outro dos problemas que surge na gravidez é o facto de algumas mulheres reterem líquidos o que ainda contribui mais para o inchaço.

Normalmente as mulheres que têm bebés no verão costumam ficar mais inchadas do que as que só têm no inverno. Mesmo assim, o inchaço é muito frequente e comum nas mulheres grávidas, mas tenha atenção se se sentir muito inchada principalmente na região da cara e das mãos e fale com o seu médico porque pode tratar-se de algo mais grave como um sinal de pré-eclâmpsia, que é um problema grave.

A idade e o facto de a mulher já ter tido filhos influenciam ainda mais o inchaço, porque com o passar do tempo a circulação já não funciona da mesma maneira e quanto mais filhos a mulher tem mais o seu aparelho circulatório fica prejudicado. Alguns fatores que também podem ser prejudiciais são a grávida estar acima do peso, estar à espera de gémeos, ser fumadora ou ter engravidado através de inseminação artificial. Surge assim a importância de a mulher levar uma vida saudável, alimentando-se de forma correta e fazendo exercício regularmente.

Vamos então dar-lhe algumas dicas que a vão fazer sentir-se melhor:

- No que diz respeito à alimentação, para ajudar a diminuir o inchaço opte por consumir alimentos ricos em potássio como as bananas, pois estas ajudam a minimizá-lo porque o potássio mantém os níveis da água no corpo equilibrados.

- Tente não colocar sal nos alimentos, é muito propício a causar inchaço assim como retenção de líquidos.

- Em relação à cafeína esta é outra das coisas que precisa de evitar, porque além de fazê-la inchar também reduz os níveis de fluído no seu corpo, desidratando-a. Tendo isto em conta opte por beber mais água, pelos menos 2 litros por dia. Vai fazer-lhe muito melhor e ajuda-a na descarga de toxinas, aliviando a retenção de líquidos bem como o desconforto que estes proporcionam.

- Para aliviar o inchaço nos pés descanse com frequência e coloque-os elevados sempre que possível. Em relação aos sapatos, escolha modelos confortáveis que não a magoem e não se preocupe se tiver de usar um ou dois tamanhos acima, depois da gravidez, em princípio, retorna ao seu número normal. A verdade é que há grávidas que aumentam mesmo o pé e nunca mais voltam ao tamanho anterior.

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