O desenvolvimento cognitivo das crianças deve ser estimulado

A aprendizagem é um processo que deve ser incentivado de forma contínua. Um especialista em comportamento humano explica como o deve fazer

As atividades extra-curriculares são muitas vezes alvo de críticas mas a verdade é que são muitos os especialistas que as recomendam como forma de incentivar e potenciar outras formas de experiência e de conhecimento. Saiba o que deve começar já a pôr em prática para estimular o desenvolvimento cognitivo dos seus filhos, seguindo as dicas do especialista na área do comportamento humano Eric Barker. Estas são as atividades e os comportamentos a que deve recorrer:

- Aulas de música

Apenas ouvir música não aumenta a inteligência das crianças, mas tocar um instrumento musical ou cantar promove a aprendizagem e ajuda a desenvolver a capacidade de discurso.

- Exercício físico

As crianças devem praticar desporto regularmente, pois aumenta o fluxo sanguíneo na parte do cérebro responsável pela memória e melhora significativamente a aprendizagem.

- Leia com os seus filhos

Aumente as competências de leitura das crianças, chamando a sua atenção para as palavras enquanto lê uma história com elas.

- Dê importância ao sono

Se uma criança de 6 anos perder uma hora de sono, perde o equivalente a dois anos de maturação e de desenvolvimento cognitivo. Volta a ter 4 anos.

- Força de vontade

Mais do que a inteligência, a autodisciplina, a perseverança e a determinação são as chaves para ter bons resultados na escola e, mais tarde, ter uma carreira de sucesso. Portanto, devem ser fomentadas desde a infância.

- Seja feliz. Isso pega-se!

Se for um pai feliz, o mais provável é que os seus filhos absorvam essa energia e venham a tornar-se adultos com sucesso quer no amor, quer no trabalho.

artigo do parceiro:

Comentários