Em teoria, indica o pediatra Mário Cordeiro, apenas as crianças depois dos 12 anos estão preparadas para carregar peso nos ombros. Por isso, o uso de uma mochila para a escola pode ser considerado «uma forma inadequada de transportar o material escolar», antes dessa idade. Na prática, está comprovado que a maioria das crianças carrega para a escola um peso superior àquele que a sua estrutura deveria suportar.

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo pediatra, indica que o desequilíbrio entre o peso limite aconselhado (10% do peso do aluno) e o peso transportado (em média, 12,3%) se vai acentuando à medida que avançam os anos escolares. Estas são as características a ter em conta no momento de adquirir um novo modelo:

- Tecido

Deve ser leve, mas evite tecidos frágeis porque rompem mais facilmente. A sua estrutura deve permitir aguentar o peso que carrega e também manter-se centrada sobre as costas da criança e não descair para região lombar. Evite materiais que possam causar alergias.

- Alças

Prefira as alças acolchoadas que possam ser colocadas de forma simétrica e certifique-se, todos os dias, que se mantêm ajustadas para não sobrecarregar um dos ombros. A existência de um cinto ajuda a centrar o peso. Não o deixe pendurar a mochila apenas num dos ombros.

- Troley

Não é uma boa opção. As crianças não gostam e grande parte das escolas tem acessos com escadas, o que torna este modelo muito pouco prático. A utilização nos transportes públicos também é um obstáculo à sua utilização.

Cuidados essenciais

- Certifique-se que o seu filho deixa o material que não precisa em casa ou no cacifo.

- Dores nas costas, ombros marcados e costas curvadas são sinónimo de que carrega peso a mais ou de forma inadequada. Está na hora de trocar de mochila e de a reorganizar.

- Atenção ao peso do material de educação física. É um dos responsáveis pela carga excessiva, segundo a Universidade Nova de Lisboa. Seguem-se os instrumentos musicais e o computador Magalhães.

Veja na página seguinte: A saúde da criança pode ser afetada, a longo prazo, pelo uso inadequado da mochila?

Dicas para pais que se preocupam

O especialista Mário Cordeiro responde às principais dúvidas de muitos pais e encarregados de educação:

A saúde da criança pode ser afetada, a longo prazo, pelo uso inadequado da mochila?

Os trajetos não são grandes, mas podem causar desequilíbrios a nível da coluna vertebral e da musculatura das costas e ombros, com dores e inflamações crónicas.

Qual a forma correta de usar a mochila?

A mochila deve ser centrada, as alças devem ser ajustadas para que a parte de cima esteja sobre os ombros e a base não descaia, fazendo uma lordose acentuada da coluna dorso-lombar.

O que pode ser feito para evitar a sobrecarga?

É indispensável haver cacifos na escola e que as editoras façam livros leves, que tenham uma parte que se leva para a escola para trabalhar e outra que fica em casa para estudar.

Texto: Catarina Madeira com Mário Cordeiro (médico pediatra)