O que fazer para maximizar o rendimento escolar do seu filho

O acompanhamento parental deve ser constante e efetivo ao longo de todo o ano letivo. Os conselhos da pediatra Ana Serrão Neto e da psicóloga e terapeuta familiar Ivone Patrão.

Para que o seu filho esteja em plenas condições de dar o máximo a nível escolar desde as primeiras semanas do arranque do ano letivo e chegue ao fim sem fraquejar, há vários cuidados a ter. É importante fazer um rastreio da visão numa consulta de oftalmologia com o objetivo de detetar possíveis défices visuais. Além disso, como recomenda a pediatra Ana Serrão Neto, «as vacinas devem ser verificadas e atualizadas».

É essencial que a rotinas diárias incluam momentos para estudar e para brincar de forma equilibrada. O local de estudo deve ser bem iluminado, com a luz a incidir pela esquerda (direita para as crianças canhotas) para evitar más posturas. Para evitar distrações, a criança deve ter à frente apenas o livro, papel e um lápis. Após os trabalhos, esta deve ter um momento de lazer para relaxar.

«Elogiar os filhos é essencial para estimular o bom desempenho escolar» é outro dos conselhos da pediatra Ana Serrão Neto. «Dormir cerca de 11 horas por noite, permite recuperar energia e aprender melhor», alerta também a especialista. Ivone Patrão, psicóloga e terapeuta familiar, autora do livro «#GeraçãoCordão - A geração que nunca desliga!», publicado pela editora Pactor, põe o dedo na ferida.

Muitos pais facilitam, deixando os filhos brincar com telemóveis, tablets e computadores até tarde. «Gradualmente, a capacidade de crianças e jovens se irem autorregulando é anulada. Vão esticando os minutos e as horas de vigília, encurtando as horas de sono», sublinha a especialista, que aconselha os progenitores a serem firmes e inflexíveis na hora de os mandar desligar.

Tanto para estas como para a generalidade dos problemas e dos desafios que vão surgindo no dia a dia, esta profissional não tem dúvidas. «Não há ferramenta melhor do que o diálogo», defende Ivone Patrão. Além destas dicas, sugerimos-lhe, ainda, mais algumas ligações com conselhos que vão ajudar o seu filho a ser um aluno ainda melhor:

- Conselhos para pais que querem ajudar os filhos a ser os melhores alunos

- Entrar na escola com o pé direito

- Estratégias para a escola

- Regresso às aulas

- Ler é uma brincadeira

artigo do parceiro:

Comentários