As crianças adoram hábitos que lhes dão algum controlo sobre o mundo feito pelos adultos. Inclua a leitura de um livro na rotina diária antes de dormir, por exemplo.

Fora isso, habitue-os a ler a brincar tudo o que apanharem, desde rótulos de comida a posters na rua. Esta é a melhor maneira de virem a gostar de ler.

 

Esse gosto é um fator fundamental para o sucesso escolar e profissional. Quantos livros tem em casa? O contexto familiar é o ponto de partida. Se não tem livros em casa, é provável que os seus filhos tenham dificuldade em aprender o que são e em vir mais tarde a gostar de ler. Ofereça uma estante ao seu filho e vá construindo uma biblioteca infantil. Ensine-o a cuidar bem dos livros e a arrumá-los.

Leia alto para os seus filhos

Ler em voz alta é uma das coisas mais importantes que pode fazer pelo desenvolvimento do seu filho. Mesmo pequenos, os bebés fixam-se na leitura. Comece cedo, sem vergonha de não ser compreendida, com livros com mais imagens do que texto.

Mantenha o hábito, evoluindo então para textos mais extensos. Um livro ou uma pequena história por dia demora apenas 15 minutos. Ao fim de três dias a ler o mesmo livro é provável que já esteja farta da história. Mas isso é importante para criar as ligações imagem/significado que levarão o seu filho a ler.

Repita então a história e incentive-o a fingir que lê também. Faça perguntas, recorde o que aconteceu, fale sobre as personagens. Para os que ainda não sabem ler, pergunte-lhes o que acham que os desenhos dizem. Tudo isso ajuda à contextualização e memorização da história. Se quiser, improvisem uma peça baseada no que leram.

Tenha muitos livros em casa

Peça como oferta para o seu filho livros em vez de brinquedos. Melhor ainda, convoque familiares e amigos para lerem os livros. Os miúdos adoram essa atenção. Outra boa ideia é levar o seu filho à biblioteca ou às livrarias, para se habituar a mexer nos livros e deixe-o escolher um exemplar. Aproveite e use ainda a imprensa para incentivar o seu filho a ler.

O papel que as revistas e os jornais podem desempenhar

As vantagens são muitas. Os jornais e revistas são muito apelativos do ponto de vista gráfico.

Depois, não são só para adultos, alguns até oferecem seções ou suplementos dedicados às crianças.

Um bom leitor de jornais e revistas fica sempre à frente na cultura geral.

 

Além disso, ler muito é a maneira garantida de não dar erros a escrever e até a falar.

Como pô-los a ler jornais

Deixe-os primeiro ver que este tipo de leitura faz também parte da sua rotina (dê preferência à imprensa em vez da televisão para se informar). Esteja por perto para contextualizar e explicar as palavras mais complicadas. Não os obrigue a ter a sua opinião. Isso pode ser contraproducente.

Dica

Crie um mini clube do livro com os filhos dos seus amigos. Assim, multiplicam-se as opções de leitura. Podem ler em conjunto ou debater os assuntos dos livros.

Texto: Joana Andrade