Massagem Shantala

Ideal para relaxar o seu bebé ao mesmo tempo que reforça o seus laços afetivos. Descubra o que é e como a deve fazer corretamente nos mais pequenos.

Proveniente da Índia e trazida para o ocidente por um obstetra francês, Shantala é uma massagem infantil com inúmeros benefícios para o bebé. Entre estas vantagens destaca-se o desenvolvimento psicomotor, aumento do fluxo sanguíneo, melhorias na respiração, prevenção de cólicas, prisão de ventre e insónias. Para além de tudo isto é uma excelente maneira de acalmar e relaxar a criança, ao mesmo tempo que reforça os laços afetivo.
É aconselhável que a massagem seja feita diariamente preferencialmente sempre à mesma hora (no mínimo 30 minutos depois de uma refeição e antes do banho). No entanto se o bebé estiver doente deve evitar por completo esta prática.
Para começar deve garantir que se encontra num ambiente calmo com uma música relaxante. Depois deve despir o bebé e colocá-lo de barriga para cima sobre as suas pernas ou, se preferir, na muda fraldas. Todos os movimentos descritos devem ser repetidos entre 3 a 10 vezes e são sempre realizados de dentro para fora ou de baixo para cima. Inicie a massagem no lado esquerdo e depois continue para o lado direito:

1. Comece pela zona do peito e deslize as suas mãos para os lados;
2. Coloque as mãos nas ancas e vá subindo pelo tronco enquanto faz leves ondulações;
3. Uma das mãos desliza das ancas até ao ombro esquerdo e a outra até ao direito;
4. Vire o bebé de lado e massaje os seus braços: segure o ombro com uma mão e o pulso com a outra e deslize-a, fechada, de cima para baixo;
5. Massaje as mãos dando especial atenção a cada dedo;
6. Com as mãos em forma de concha, percorra a parte lateral das costelas até às ancas;
7. Envolva a perna e vá massajando desde a virilha até ao tornozelo, com movimentos giratórios;
8. Mova os seus polegares do centro do pé até aos dedos, massajando cuidadosamente cada um;
9. Coloque o seu bebé de costas e com as mãos completamente abertas faça movimentos vaivém desde a nuca até ao rabo;
10. Volte à posição inicial e junte os dedos no centro da testa. Depois faça um semicírculo em volta de cada olho, outros da testa até às bochechas e, por último, até ao queixo;
11. Passe os seus polegares do nariz até à testa;
12. Para terminar segure as mãos do bebé, abra e fecho os braços, cruzando-os. Depois coloque as pernas em posição de lótus e leve-as até à barriga.

artigo do parceiro:

Comentários