Sofisticação e requinte com vista para a Acrópole

Tem a maior sala de reuniões de toda a Grécia e, apesar de ter sido construído há já 35 anos, o hotel InterContinental Athenaeum Athens tem conseguido manter-se moderno e cosmopolita.

Elegante e espaçoso, o InterContinental Athenaeum Athens é um dos maiores hotéis da Grécia. Além da maior sala de conferências do país, com capacidade para 2.000 pessoas, integra ainda 35 espaços para reuniões e eventos, 553 quartos e suites e cinco restaurantes. Com uma decoração cosmopolita, está localizado na avenida Syngrou, uma das mais movimentadas de Atenas, próximo de algumas das principais atrações da cidade.

O Partenão, conhecido vulgarmente como Partenon, surge imponente em muitas das janelas e das varandas e nos terraços da unidade hoteleira. Apesar do edifício que abriga ter sido construído em 1982, o hotel, que sofreu obras de renovação em 2008, só começou a funcionar em 1998. Mas, mal se entra pelo enorme foyer, não se dá pelo passar do tempo, tal é o ar moderno e a quantidade de obras de arte contemporâneas que o decoram.

Uma delas é o famoso «Blue man», uma estátua azul em forma de X com um homem em busca do equilíbrio. Uma das peças que integram a extensa coleção que o hotel reúne e que inclui, sobretudo, pinturas, esculturas e fotografias de nomes de vulto da cultura grega. Basta deambular pelas diferentes áreas do InterContinental Athenaeum Athens para poder admirar muitas delas.

O que pode ver nas proximidades do hotel

À semelhança dos espaços comuns, as habitações da unidade hoteleira, grandes e confortáveis, estão decoradas com cores fortes de inspiração mediterrânica, que se (con)fundem com madeiras elegantes e com mármores polidos, criando um ambiente envolvente. O poiso perfeito para uma estadia na cidade. Até porque, se não quiser alugar um carro ou esperar pelo shuttle gratuito do hotel, os transportes públicos estão ali mesmo ao pé.

Dali até à praça Syntagma, uma das mais importantes da cidade, sede do parlamento local, são apenas uns (escassos) minutos. Durante a construção da linha de metropolitano, foram descobertos muitos artefactos antigos. Muitos estão expostos nas vitrines da estação local. A partir daqui, antes ou depois de assistir à cerimónia do render da guarda, a cargo dos evzones, pode facilmente partir à (re)descoberta de Atenas.

Foi o que fizemos. Depois de visitar o Jardim Nacional de Atenas, um parque público de 15,5 hectares repleto de verde, seguimos em direção à Plaka, um dos bairros mais típicos da cidade, em direção à famosa rua Mnisikleous. Considerada o coração nevrálgico desta zona, está repleta de comércios, cafés e tavernas, restaurantes sedutores que servem a famosa salada grega, entre muitas outras especialidades gastronómicas.

Veja na página seguinte: Os melhores espaços para relaxar ao fim do dia

Comentários