Neste artigo iremos apresentar-lhe algumas ideias de poupança e alertar para um perigo que temos vindo a percecionar nos últimos meses.

A vida vai mudar

Antes de iniciarmos as nossas sugestões de poupança queremos deixar uma palavra de ânimo. Apesar de poder estar desempregado e parecendo que não chega a hora de encontrar o seu emprego, esta situação não irá durar para sempre. Mantenha o seu esforço de procura de trabalho. Fale com os seus amigos e procure referências e pesquise o portal de emprego do SAPO para encontrar o seu próximo emprego.

Utilize a versão trial do Boonzi

A primeira grande dica de poupança consiste na utilização da versão gratuita do software de gestão do orçamento familiar Boonzi. O Boonzi permite-lhe importar os seus movimentos bancários diretamente do seu homebanking, facilitando a categorização das suas despesas. Ao utilizar o Boonzi irá perceber onde gasta o seu dinheiro e verá que é possível cortar muitas despesas… e não paga nada por isso!

Veja qual o melhor banco para a sua conta à ordem

O Dr. Finanças fez recentemente uma pesquisa pelo melhor banco para a conta à ordem e para a conta ordenado. Procurámos listar os melhores bancos tendo em conta as comissões bancárias que nos são cobradas todos os meses. Infelizmente, os bancos estão a ser tentados a tirar-nos dinheiro através de comissões bancárias que não fazem qualquer sentido… mas é assim a vida. E é preciso perceber qual o melhor banco para a conta à ordem pois é possível poupar muito dinheiro!

Não pense em ter crédito

Um alerta em jeito de dica. Se precisa de liquidez para fazer alguma despesa ou para pagar algum crédito tenha em atenção que o crédito não é opção. É impossível ter crédito pessoal estando desempregado. Se alguém lhe prometer isso saiba que irá perder dinheiro. A alternativa passa pela reestruturação dos seus créditos, situação explorada pela família Silva e retratada pelo Sapo.

Ainda tem o seu PPR?

Se tiver o seu PPR saiba que é possível resgatá-lo progressivamente para pagar as prestações do seu crédito habitação. Atenção que esta possibilidade deverá apenas ser contemplada se não tiver mesmo alternativas pois ao resgatar o seu plano poupança reforma estará a comprometer o seu futuro… mas pode bem ser a diferença entre pagar ou não pagar a sua casa…

Corte nos seus seguros

O Dr. Finanças publicou recentemente um artigo sobre como poupar nos seguros que poderá consultar em “Como poupar nos Seguros”. Os seguros levam-nos muitos euros todos os meses e muitas vezes estamos a desperdiçar dinheiro sem o sabermos…

Algumas ideias que vão certamente ajudá-lo a passar um pouco menos mal por este desafio que é o desemprego. Partilhe connosco as suas dicas de poupança!