Qual o destino do seu crédito habitação?
Ao fazer um crédito habitação terá de definir o destino da habitação adquirida. É possível fazer um crédito para habitação própria permanente. Fazer para habitação secundária. Ou fazer para investimento / arrendamento. O destino estará especificado logo à partida, isto para que o banco possa avaliar o risco associado e para que possa fazer o respetivo enquadramento junto do Estado (por exemplo, para efeitos de benefícios fiscais).
Diferentes níveis de risco da operação implicam diferentes taxas de juro. Como sabe, quanto mais arriscado for o empréstimo maior será o spread praticado (veja aqui como baixar o spread do seu crédito habitação). Assim, se estivermos a falar de crédito para habitação própria poderá ter um spread inferior a 2%. Se for para investimento poderá ser um pouco superior… claro que o nível do spread irá depender de outros fatores, como as garantias concedidas ou a maior agressividade comercial das instituições financeiras.
O que fazer para arrendar casa com crédito habitação?
Se quiser cumprir todos os preceitos com rigor deverá comunicar as suas intenções (por escrito) à instituição financeira. Poderá questionar quais as implicações contratuais em caso de se efetivar a sua decisão e com a resposta fazer as suas contas. Se tem um crédito antigo talvez veja o seu spread aumentar 1-2 pontos percentuais.
Posso arrendar sem comunicar ao banco?
É possível arrendar a sua casa sem comunicar ao seu banco. Claro que nesta situação está a correr um risco. Se o banco tem conhecimento do arrendamento não autorizado poderá subir-lhe imediatamente o spread (e aqui deixa de ter qualquer poder negocial) ou simplesmente exigir-lhe todo o dinheiro do empréstimo de volta (pouco provável).
Como fazer para evitar a subida do spread?
Se o seu banco lhe exige uma subida do spread para valores acima de 2-3 pontos percentuais, sugerimos que consulte outro banco. Como já tivemos oportunidade de referir em outros artigos, os bancos estão de volta a conceder crédito aos seus clientes, começando no crédito habitação (pois tem mais garantias e é um produto âncora). Reforçamos esta ideia: é hoje possível obter spreads muito mais baixos do que os praticados nos últimos anos. Talvez faça sentido utilizar o simulador de Crédito Habitação do Dr. Finanças e ver se é possível poupar dinheiro com o seu crédito habitação.
Rui Bairrada
Comentários