As potencialidades do Orçamento Familiar
O orçamento familiar é a principal ferramenta de gestão das nossas finanças pessoais. Contrariamente ao que muitas pessoas consideram, é a construção do orçamento familiar que nos possibilita saber onde gastamos o nosso dinheiro, saber quais as despesas que podemos eliminar e perceber o que podemos contar no futuro.
Fazer o orçamento é uma seca?
Uma das grandes críticas à construção do orçamento familiar prende-se com a sua morosidade. Achamos também que é uma grande prisão e que acabamos por viver em função do dinheiro…
Na prática, construir e seguir um orçamento familiar é a principal forma de sermos livres. Sim. Se de forma racional decidimos onde devemos gastar o nosso dinheiro iremos conseguir vencer as tentações de consumo e fugir às estratégias de marketing agressivo.
Uma estratégia imbatível…
Se não tem o hábito de construir o seu orçamento familiar sugerimos dois passos simples e rápidos. Em primeiro lugar, sugerimos que identifique quanto gasta no seu pacote de telecomunicações e no seguro de vida associado ao seu crédito habitação. Possivelmente não sabe quanto gasta, pelo que este exercício irá dar-lhe essa informação. De seguida, consulte o mercado e veja que conseguirá poupar muito dinheiro em ambos. Já viu o potencial de identificados os custos? Então passe para o segundo ponto.
Em segundo lugar, sugerimos que identifique os movimentos da sua conta bancária dos últimos três meses. Faça um orçamento com base nesses três meses. Perceba onde gasta o seu dinheiro e defina:
- O que preciso de gastar e onde posso gastar;
- Quais os serviços que posso negociar e quais os que posso cortar;
- Quais os meus objetivos de poupança e quanto consigo poupar todos os meses.
Depois de se questionar faça-se ao caminho e comece a cortar custos e a fazer poupanças. Para as suas poupanças, sugerimos que veja a alternativa dos certificados de aforro e das contas poupança, duas soluções para colocar o seu dinheiro no curto prazo e sem grande risco. Depois de aplicadas as SUAS estratégias bastará a sua conta bancária para perceber se está a cumprir com os seus objetivos… ah… e já agora, veja aqui qual o melhor banco para a sua conta bancária!
Comentários