Como brilhar numa entrevista

Quer muito aquele emprego de sonho, mas não sabe o que deve fazer para o conseguir? Não se preocupe mais, pois vamos dar-lhe dicas simples que pode aplicar para conseguir o seu emprego de sonho.

O objetivo é destacar-se, em apenas alguns minutos, de entre todos os outros candidatos. Como o fazer é o problema. Siga os seguintes conselhos para, finalmente, arrasar numa entrevista e ficar com o lugar.

Ser pontual e aparecer apresentável - O processo de entrevista não se baseia apenas numa série de perguntas a que se espera que o candidato responda. Um entrevista serve também para perceber se o entrevistado se enquadraria nos valores e formas de trabalhar da empresa. Assim, chegar a horas, ou até mesmo 5 minutos mais cedo, demonstra interesse e organização, de certo elementos essenciais para o emprego a que se está a propor. Outro ponto é a parte visual: vestir de forma apropriada e que se consiga manter se ficar com o emprego. De nada nos serve ir completamente arranjados ou maquilhadas se depois, no dia a dia, não vamos ter tempo para o fazer. Vista-se de forma adequada para o posto e empresa a que está a concorrer, mas sem deixar de ser você próprio.

Não se prepare em demasia - Treinar possíveis questões que lhe farão na entrevista e pesquisar sobre a empresa a que quer pertencer é importante e até mesmo essencial; porém, não se foque em decorar respostas a possíveis perguntas que até podem nunca ser feitas. Isto só o deixará mais nervoso e, caso se esqueça de alguma coisa será mais difícil voltar a apanhar o comboio. Confie em si e deixe espaço de manobra.

O nível de confiança certo - Não se deve ir para uma entrevista com pensamentos derrotistas e a pensar que nada se tem a oferecer à empresa, mas o oposto também não é saudável. Uma atitude demasiado confiante pode fazer notar uma fraca recetividade às criticas construtivas ou levar o entrevistador a pensar que acha que sabe tudo e que não quer aprender.

Manter a calma e controlar o nervosismo - Foque-se em pensamentos que o mantenham calmo e longe do nervosismo. Lembre-se que estar na entrevista é um ótimo sinal: significa que querem falar consigo e pensam que pode ser a pessoa certa para o cargo. Não se apresse para se sentar, deixe que o entrevistador “dê a ordem” e só depois puxe a cadeira.

Leia mais: Adapte-se ao seu novo emprego

Comentários