Começar um novo emprego é quase como o primeiro dia numa nova escola. Não se conhece as pessoas, onde se vai sentar e precisa de muitas orientações para saber o que fazer. Mas é claro que neste caso não vai querer parecer perdido como um estudante, por isso há que saber o que fazer para se adaptar logo ao novo emprego.
1- Faça algum trabalho de casa
Não chegue ao primeiro dia de trabalho sem estar preparado. Faça uma pesquisa para saber o 'dress code' da empresa, onde fica o departamento em que vai trabalhar, quais serão as suas funções principais, etc. Estar preparado é importante para não se sentir tão perdido e os seus novos colegas vão ficar certamente felizes de saber que já mostra interesse pela empresa.
2 - Visualize um bom dia
Tente pensar em tudo que considera bom e positivo em si mesmo. Afirme para si mesmo que você será uma pessoa feliz no novo emprego e a sua presença será agradável para todos.
3 - Chegue um pouco adiantado no primeiro dia
Chegar atrasado, todos sabem, é uma grande falta de respeito – especialmente no primeiro dia. Você deve chegar no horário certo para mostrar o seu compromisso com o trabalho. Mas chegar um pouco mais cedo pode ser ainda melhor, porque assim tem tempo para arrumar a sua mesa, conhecer alguns colegas e adiantar processos antes do trabalho em si começar.
4 - Não se esqueça da parte administrativa
As burocracias podem ser cansativas, mas são necessárias. Visite os recursos humanos, fale com o seu coordenador, saiba o que vai precisar agora e mais tarde. Preencha os documentos necessários e os entregues. Pergunte o que é necessário para fazer o plano de saúde e outros benefícios que precisam de adiantamento. Resolver tudo isso no primeiro dia vai deixar tempo livre para depois.
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5 - Tenha iniciativa
O maior erro que um novo profissional pode cometer é deixar tudo nas mãos da empresa. A sua integração também depende de si! Por isso, não espere um guia para o levar pela mão, a mostrar todos os setores da empresa. Caminhe pela empresa, faça perguntas e apresente-se. Tendo iniciativa, vai ter certamente mais sucesso na integração.
6 - Conheça os seus colegas
Conhecer os seus colegas é o método mais rápido para se adaptar ao novo ambiente. Apresente-se, pergunte o nome de todos e descubra o que cada um faz. É claro que não é aconselhável entrar em detalhes pessoais muito cedo, mas deve saber pelo menos quem é de qual departamento para saber quem pode ajudá-lo mais a adaptar-se em determinadas situações.
7 - Arrume a sua área de trabalho
Tanto a virtual quanto a física vão precisar de uma limpeza geral! Pergunte aos seus colegas sobre as mesas e os armários compartilhados, para saber quais os equipamentos que precisam de ser divididos. Pergunte sobre escalas de horários, utilizador e senha do computador, local para guardar o seu almoço, etc... Ser organizado vai ajudá-lo muito nos primeiros dias!
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8 - Converse com o seu chefe
Mesmo não sendo a sua atividade favorita, ter uma comunicação regular com o seu chefe é uma boa forma de saber se está no caminho certo. Não se esqueça que pode fazer perguntas, dar satisfações sobre algo (de forma falada ou escrita), e pedir feedback e recomendações.
9 - Ouça mais e fale menos
Você ainda é novo na empresa, então não aja como se soubesse tudo. Converse com os colegas, mas ouça mais e fale menos. Prestar atenção vai ajudá-lo a entender o ambiente da empresa. Você vai saber o que é mais ou menos apropriado – o que pode ou não pode ser feito – se prestar atenção.
10 - Reúna-se com o seu antecessor
Esta reunião normalmente só é possível se o antecessor ainda se encontrar na empresa ou se se mostrar disponível para tal. Muitas vezes e durante um determinado período de tempo, será precisamente o seu antecessor que lhe irá transmitir os dados necessários para o seu trabalho, existindo assim um período de tempo em que irão trabalhar em conjunto. Estes encontros podem em certas situações ser complicados para ambas as partes. Convém saber alguns pontos do seu trabalho para se poder orientar melhor no seu:
As responsabilidades inerentes à função
Os objetivos explícitos e implícitos
Os resultados sobre os quais ele foi julgado
Os meios que dispunha
O tipo de relações com a hierarquia
A forma de avaliação
A organização da secretária
Adaptar-se bem ao novo emprego nos 3 primeiros meses, implica fazer uma analise objetiva e realista através da comparação entre as suas expetativas e a realidade vivida, acerca do conteúdo de trabalho, das responsabilidades, do tipo de autonomia, das condições de trabalho, da segurança, do local de trabalho, do tipo de relações desenvolvidas, do ambiente, etc. Implica sobretudo adotar uma atitude profissional! No entanto, é importante lembrar que a avaliação vai muito além dos primeiros tempos. Ela passará a ser uma constante para todo o percurso profissional.
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