Vivemos uma época de instabilidade profissional o que leva a que muitas pessoas acabem por sentir no seu dia a dia os efeitos da ansiedade e da cobrança pessoal. A primeira vítima é a produtividade, que tende a cair consideravelmente se o profissional não souber lidar com as pressões e o acumular de funções nas grandes empresas – frutos de um cenário de crise económica. Para o ajudar a ultrapassar este período de forma organizada damos algumas dicas que farão com que se concentre naquilo que é importante: produtividade e qualidade.

1 – Controle as suas atividades

Apesar de parecer repetitiva, esta primeira dica é essencial para que consiga visualizar tudo o que precisa de fazer e ter organização no trabalho. Só assim será capaz de definir o seu ritmo de produção e como se organizar para cumprir as metas que foram traçadas. Mas tenha atenção: é preciso criar metas reais, que possam ser cumpridas no período estipulado, para que não se sinta frustrado com a expectativa não correspondida. Como pode fazê-lo? Escreva tudo! As notas sempre foram aliadas dos melhores profissionais. A diferença é que, se antigamente elas eram feitas em agendas, hoje é possível criar listas no smartphone e em agendas digitais, por exemplo.

2 – Organize o seu tempo

Depois de definidas as atividades que deverão ser feitas durante o dia, é preciso organizar o seu tempo para que consiga cumprir tudo aquilo a que se propôs. Esta é uma etapa fundamental para conseguir ter organização no trabalho. Se as reuniões fazem parte da sua rotina profissional, defina um turno para se concentrar nelas, de forma que não atrapalhem a execução de outras tarefas. Se tiver estipulado uma altura do dia para determinadas tarefas vai ver que consegue organizar-se melhor e cumprir com tudo que precisa ser feito.

3 – Não esteja sempre a fazer 'refresh' ao e-mail

O e-mail é essencial para o dia a dia no trabalho. Porém, ele pode ajudar a dispersões e tarefas paradas no meio. Por isso, resista ao ímpeto de estar sempre a 'checkar' a sua caixa de entrada pois desta forma evita que outros assuntos ganhem atenção quando a mesma deveria estar voltada para uma tarefa diferente. O raciocínio é simples: comece uma tarefa e vá até o final para, depois, se debruçar sobre outra.

4 – Evite distrações

A sua produtividade está ligada à sua capacidade de concentração e organização no trabalho. Por isso, durante o expediente, evite distrações, principalmente aquelas vindas do seu smartphone. Notificações de redes sociais devem ser desligadas, assim como avisos sonoros de novas mensagens em app's como o WhatsApp. Concentre-se naquilo que deve ser feito e deixe assuntos particulares para depois.

5 – Reserve um tempo para pausas

Não existem produtividade e organização no trabalho que sobrevivam a uma jornada sem pausas. Por isso, reserve um tempo entre as suas atividades para ir à casa de banho, para comer qualquer coisa, para beber água, para se levantar um pouco ou até mesmo, neste caso, para verificar o seu telefone. Mas cuidado: uma pausa rápida significa, no máximo, 5 minutos de descanso. Mais do que isso é considerado perda de um tempo que poderia estar a ser aplicado no trabalho.