Como a automotivação pode alavancar a sua carreira

Todos somos motivados por coisas diferentes e, quando temos as nossas vidas emersas em atividades e papéis que nos são adequados, e nos dão maneiras de usar as nossas qualidades e aprofundar e desfrutar dos nossos interesses, somos menos propensos a experienciar esta falta de motivação que muitas vezes atribuímos como culpa dos outros.

Para além do seu esforço e trabalho, um dos elementos que consegue mudar e que influenciam diretamente a sua postura no emprego é a motivação. Pessoas motivadas são mais positivas face às tarefas que têm e aos seus objetivos, o que, naturalmente contribui para um maior sucesso, na carreira e na vida.

Devemos começar por perceber qual a importância da automotivação para carreira mas, principalmente, para a vida em geral. É uma parte fundamental da inteligência emocional das pessoas e revela-se imprescindível no desenvolvimento pessoal e profissional. Ao desenvolver a sua capacidade de automotivação, está, não só a aumentar a vontade de progredir na vida profissional, mas, principalmente, a elevar a sensação de felicidade, controlo e realização face ao trabalho.

Por isso, agora perguntamos: Está motivado para ter sucesso na sua carreira? Se não, por que não? Se as suas respostas a estas questões deixam transparecer, desde já, alguma falta de motivação é porque encontramos a causa de não se conseguir levantar da cama de manhã com vontade de ir trabalhar.

A capacidade de se motivar a si próprio é importantíssima no que diz respeito a um maior sentimento de realização. É mais difícil do que ser motivado pelos outros, mas, ao mesmo tempo, muito mais eficaz. Assim, a melhor forma de se manter motivado é dizer para si mesmo eu posso, consigo e vou fazer isto. Esta atitude positiva, ao invés de pensamentos negativos de culpabilização dos outros é muito mais produtiva. É muito fácil apontar o dedo ao patrão, empresa, economia, mas no fundo sabe que não é isso que o está a deixar para trás. Também não pode esperar que o emprego preencha todas as suas necessidades. De forma a que se sinta completo deve desdobrar-se entre emprego, pessoas e atividades que lhe dão prazer e o fazem feliz. Este é um dos principais conselhos que temos para lhe dar: encontre aquilo que o motiva, que o faz feliz e, se possível associe o trabalho a estas perspetivas positivas.

A automotivação possibilita alcançar o sucesso, ao ir cruzando as suas próprias metas e objetivos com base nas suas capacidades. Lembre-se: a carreira é como uma maratona que deve ser preparada e percorrida de forma equilibrada e inteligente. Permanecer motivado é difícil e pode ser esgotante, mas não é impossível, basta saber gerir as emoções e reconhecer quando começa a desmoralizar para conseguir agir e começar o processo de automotivação. É necessário ser capaz de conservar o otimismo e a segurança em si mesmo, mesmo que a situação não seja das mais encorajadoras. Com isto, será possível superar dificuldades e tempos difíceis. O importante é não desistir antes do final do jogo.

Em modo conclusivo lembre-se:

- Motive-se, seja positivo e convença-se de que é capaz.
- Não se compare com os outros, todos somos diferentes.
- Não tenha medo de fracassar, faz parte, do processo.
- Ultrapasse este receio que o impede de avançar.

artigo do parceiro:

Comentários