Guia para fugir à rotina e à monotonia dos dias que correm

Mudar de vida é, cada vez mais, um imperativo e uma necessidade. Mas não precisa de alterações radicais para alcançar a satisfação

As rotinas podem ser hábitos positivos se nos permitem aproveitar bem o tempo, tomar decisões eficazes ou sentir satisfação com a vida. Mas será que o peso das tarefas de que está encarregue é excessivo? Procura demasiado controlo, exige demasiado de si próprio ou falta-lhe descobrir atividades que o absorvam positivamente? De acordo com Fernando Magalhães, psicólogo clínico no Centro Clinico e Educacional da Boavista, no Porto, estas são algumas das regras comportamentais que deve seguir:

- Abdique da necessidade de controlo

Reconheça aquilo que pode influenciar, mas também que muitas das coisas que nos acontecem simplesmente não controlamos e que isso é bom! Aceite as limitações humanas.

- Pratique a gratidão

Escreva habitualmente as coisas boas que lhe acontecem e pelas quais se sente grato.

- Descubra as atividades que lhe proporcionam mais prazer

Ao identificar os valores mais importantes para a sua vida, poderá descobrir atividades mais significativas sem fazer grandes alterações na sua vida atual.

- Não exija demasiado

As pessoas mais felizes aceitam que o mundo é naturalmente imperfeito e convivem bem com a alternância entre tarefas desconfortáveis
(dificuldades que todos temos) e momentos de prazer.

-Experimente actividades novas

Não tenha medo. Arrisque iniciativas novas que façam sentido para si, apreciando esses pequenos momentos

- Troque de papéis

Se já partilha as tarefas de casa, alterne-as ou troque-as com a sua cara-metade. Estas alterações oferecem uma perspetiva diferente das tarefas rotineiras e permitem aprender outras.

- Abrande o ritmo

Se está a viver com um sentimento de urgência como se tudo tivesse de ser feito agora, procure desacelerar o ritmo da respiração e aprender a relaxar.

artigo do parceiro:

Comentários