Assim como ser viciado em outras coisas, o vício nas redes sociais pode ter consequências e negativamente afetar a própria vida. Hoje em dia as conversas estão a ser substituídas pelos telefones, vamos a restaurantes e vemos toda a gente a teclar ou a fazer scroll no telefone. Fala-se mais em grupos do whatsapp do que na vida real. Posto isto até que ponto está o seu vício em redes sociais? Destacamos os 10 sinais que indicam que está viciado:

Estar constantemente a atualizar os seus perfis - O pior sinal que mostra que está totalmente viciado em redes sociais é atualizar obsessivamente. Se gosta de ver quem responde, colocar fotos constantemente ou fazer like em tudo, ou se simplesmente não consegue esperar pelo último post da sua celebridade favorita, é um sinal que está viciado.

A sua vida nas redes sociais é a base da sua própria auto-estima - Deixar a própria popularidade online determinar a sua auto-estima pode realmente se transformar num grande problema. Acredite que o facto de ter mais ou menos likes em nada vai mudar a sua vida e a forma como aqueles que o rodeiam gostam de si.

Planear usar as redes sociais - Está sempre a pensar em ver as suas redes sociais ou faz planos de alturas ou lugares onde vai poder usar o telefone para o fazer? Está no trabalho, num jantar, numa reunião ou num encontro de amigos e ao invés de participar na conversa está a pensar em ir 'checkar' o facebook ou instagram? Então é um sinal de que está viciado...

Usar as redes sociais para esquecer os próprios problemas - Muitas pessoas usam as redes sociais como uma maneira de escapar dos seus problemas reais. Se passar muito tempo a ver o que outras pessoas estão a fazer, apenas para que possa esquecer os próprios problemas, há risco de ter mais um problema que não foi percebido.

Leia também: O que a internet veio roubar

Ser a primeira coisa que faz pela manhã e a última que faz antes de dormir - Então qual é a primeira coisa que as pessoas fazem pela manhã? Vão à casa de banho, tomam um banho, escovam os dentes ou tomam o pequeno almoço? A resposta para muitas pessoas atualmente é ver  as suas redes sociais e o que se passou durante o dia ou a noite nas mesmas.

Ser a principal forma de comunicação - Já não se encontra com os seus amigos mas fala constantemente com eles pelo whatsapp. Não os vê mas envia fotos e faz video chamadas e acha que isso é suficiente para manter uma amizade. Se assim é, sim, está viciado!

Fazê-lo sentir-se desamparado - As pessoas que têm vícios em drogas ou álcool podem ter sintomas físicos de abstinência, com as redes sociais passa-se algo parecido. Se por qualquer razão, não há forma de ter internet por um longo período de tempo, ou se ficou sem bateria, existe a possibilidade de começar a sentir-se inquieto ou perturbado. Ser viciado em rede social pode não ser apenas mental, mas poderia também afetar o próprio físico.

Ter um impacto negativo na sua vida - Embora este tipo de ambiente possa algumas vezes ajudar a produtividade do trabalhador, um vício em redes sociais pode realmente assumir o comando da sua vida e fazer com que seja difícil pensar em outra coisa senão na realidade virtual. Se vê que a sua capacidade de concentração não é a mesma, se está sempre a pensar em formas de tirar fotos que gerem muitos likes, se fica frustrado quando vai a algum local novo e não consegue boas fotos para publicar, se as pessoas demoram mais tempo do que o habitua a responder e isso o deixa nervoso... se estes sintomas são alguns daqueles que sente associados a redes sociais, então há claramente um vício que deve ser resolvido.

Saiba ainda: Controle os seus pensamentos

Leia sobre: 10 coisas que só os mais ansiosos entendem