10 passos para escapar à solidão

É um dos problemas sociais dos dias que correm e atinge maiores picos nos meses mais frios e nos períodos de maior calor. Veja o que pode fazer para o evitar

1. Estimule as suas relações de amizade. Promova convívios frequentes entre si e as pessoas que a rodeiam.

2. Mostre-se como é. Não tente cativar as pessoas sendo diferente daquilo que é. Esses contactos dificilmente poderão evoluir para amizades mais profundas e autênticas.

3. Seja autêntico. Aprenda a falar de si e dos seus sentimentos com autenticidade. Não seja demasiado gabarolas, nem muito lamechas, estando sempre a falar dos seus problemas.

4. Crie empatia. Aprenda a ouvir os outros e a ser empática com eles.

5. Aceite a diferença. Aprenda a respeitar e a valorizar as diferentes formas dos outros serem e os seus estilos de vida.

6. Desenvolva vários tipos de amizade. Poderá expor-se aos que lhe são mais próximos e manter uma socialização mais superficial com os que estão mais distantes.

7. Procure interesses comuns. Procure pessoas e grupos de pessoas com atividades, gostos e ideais semelhantes aos seus.

8. Não se foque excessivamente no amor. Não deixe de estimular e alimentar as amizades, mesmo se estiver numa relação amorosa intensa.

9. Não se habitue ao isolamento. Aceite convites, vá a convívios e, quando estiver lá, tente retirar o máximo de prazer e satisfação.

10. Seja seguro e confiante. Compreenda que nem todas as pessoas poderão gostar de si, mas que encontrará sempre pessoas que têm afinidades consigo.

Veja na página seguinte: Os sinais de alarme que exigem apoio especializado

Comentários