Síndrome pré-menstrual

Os sintomas físicos e psicológicos que surgem durante o período que antecede o fluxo menstrual

A Síndrome Pré-Menstrual designa um conjunto de alterações físicas e emocionais que aparecem, habitualmente, entre os 7 e os 14 dias que antecedem a menstruação.

Cerca de 75% das mulheres são afectadas por esta síndrome, embora apenas 5 a 8% da população feminina sofra de sintomas severos.

A origem desta alteração ainda é desconhecida, embora se apontem algumas razões que a explicam: desequilíbrio entre estrogénios e progesterona, excesso de aldosterona (provoca retenção de líquidos), descida dos níveis de açúcar, aumento da prolactina (hormona do leite) e factores psicológicos.

Sintomas


Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, tensão mamária, dor na região lombar, sensação de inchaço, distensão abdominal, irritabilidade, aumento da sensação de fome, falta de energia e/ou alterações do sono e do desejo sexual.

Tratamento


Não existe medicação específica para este transtorno. No entanto, a introdução de hábitos saudáveis no estilo de vida, sempre supervisionados por um ginecologista, ajudam a aliviar os seus sintomas.

Comentários