Remédios naturais contra o frio

Plantas que ajudam a prevenir e combater as doenças de inverno

Com o inverno chegam o frio e as constipações, gripes, tosses e alergias. Para além de uma alimentação adequada ao reforço do sistema imunitário, existem alguns produtos naturais que podem dar uma ajuda preciosa na prevenção e combate aos problemas mais típicos.

Com a ajuda do médico de clínica geral Pedro Lôbo do Vale e do naturopata João Beles, apresentamos-lhe os principais remédios naturais.

A ajuda dos produtos naturais

Alguns produtos naturais têm uma ação reconhecidamente protetora. Em Julho de 2007, foi publicado no jornal britânico Lancet Infectious Diseases um artigo sobre a eficácia da toma de extratos de equinácia na prevenção da gripe e na redução da duração dos seus sintomas.

E, segundo um estudo publicado no Archives of Pediatric Adolescent Medicine, em 215 crianças com idades entre um e cinco anos, a combinação de própolis com equinácia e vitamina C reduziu em 55% os episódios de infeções respiratórias.

«Estas substâncias podem ser tomadas como forma preventiva ou então pela sua acção curativa», refere Pedro Lôbo do Vale, que recomenda o reforço das defesas por esta via a partir do fim do verão até meados de março.

Já sobre a forma como se devem tomar, o especialista prefere as cápsulas por serem «fórmulas concentradas de princípios ativos de determinadas plantas medicinais». «Numa infusão ingerimos exactamente as mesmas substâncias, no entanto, a sua concentração será certamente inferior», acrescenta.

Comentários