Rejuvenesça o seu coração

11 cuidados que lhe oferecem anos de vida

O som é fácil de reconhecer. Tic-tac, tic-tac. Sístole, diástole, sístole, diástole... Este é o ritmo constante do seu coração, que, por razões óbvias, se pode comparar a um relógio.

Para além de cuidar do seu mecanismo (através das medidas preventivas sobejamente conhecidas e recomendadas habitualmente), deve acertá-lo, conhecendo e pondo em prática as últimas novidades da ciência.

Alguns investigadores já chamaram a atenção para truques cardioprotectores ditos não-tradicionais e todos eles têm algo em comum, ajudam a rejuvenescer o coração. Lembre-se que as doenças cardiovasculares têm um desenvolvimento progressivo e que, apesar do resultado destas medidas não ser imediatamente visível, revelar-se-á fundamental daqui a 10 ou 20 anos.

1. Gordura abdominal sob controlo

Para saber se alguém tem excesso de peso e, por isso, tem aumentado o seu risco cardiovascular, é essencial medir o perímetro abdominal. Na mulher é considerado saudável se for inferior a 88 cm, e no homem se for menor do que 102 cm.

De acordo com os especialistas na área de obesidade, se estes valores forem ultrapassados, é necessário visitar o médico para perder peso e reduzir a gordura abdominal acumulada, que aumenta substancialmente o risco de vir a padecer de complicações cardiometabólicas.

2. Dê água aos seus rins

De acordo com os especialistas em Nefrologia, os rins são a
sentinela do coração, pelo que a proteção cardiovascular está
relacionada com a renal e vice-versa.

Para reforçar a saúde de ambos os órgãos é recomendável, entre
outras medidas, moderar a ingestão de bebidas alcoólicas (em excesso
podem danificar os rins, provocar hipertensão e insuficiência renal) e
ingerir menos sal (o seu consumo excessivo não só está relacionado com a
subida da tensão arterial, como também afeta a função renal).

Para além disso, alguns estudos indicam que beber três litros de
água por dia não só prolonga a vida de uma pessoa, em média, cinco anos,
como lhe dá mais qualidade.

Comentários