Preservar a fertilidade feminina

O que deve mudar (já) no seu comportamento se anda a tentar engravidar

Muitas mulheres tentam engravidar durante meses mas o organismo nem sempre obedece ao desejo.

Adequar o estilo de vida e manter exames em dia pode ajudar a aumentar a fertilidade feminina mas não só.

Existe uma série de medidas e de fatores que deve ter em consideração de modo a preservar e até potenciar a sua fertilidade.

Se pretende aumentar a família e se anda a tentar engravidar, siga os conselhos da Associação Portuguesa da Fertilidade, Mayo Clinic e NHS Choises:

- Mantenha um peso adequado

Peso excessivo ou insuficiente pode afetar a produção hormonal, tornando a ovulação insuficiente ou inexistente. Reveja os seus hábitos alimentares e aumente a ingestão de produtos frescos, nomeadamente frutas, hortaliças e vegetais, em deterimento de produtos processados, geralmente mais ricos em açúcares e gorduras.

- Faça exercício moderadamente

A atividade física regular é importante mas fazer exercício mais do que três vezes por semana ou muito intensamente pode ser prejudicial. O ideal é optar uma uma atividade física moderada um par de vezes por semana.

- Aconselhe-se sobre a toma de medicação

Sujeitos ou não a receita médica, alguns medicamentos podem, contudo, dificultar a gravidez, interferindo com o processo de fertilidade. Leia as bulas dos fármacos e consulte um especialista em caso de dúvida.

- Consulte anualmente o ginecologista

A opinião de um especialista é fundamental e os seus avisos e recomendações são primordiais. Ouça-o e questione-o, de modo a dissipar todas as suas dúvidas. Mantenha também os exames e as análises ao sangue em dia.

- Encare a sexualidade com naturalidade

É essencial para o seu equilíbrio, mas deve estar dissociada de sentimentos de culpa e aliada a uma relação afetiva forte. Se não conseguir engravidar às primeiras, não desista. É fundamental que continue a insistir, sempre com o cuidado de desfrutar e relaxar, de modo a evitar ansiedades e nervosismos que só complicam.

- Controle o stresse e a ansiedade

A ansiedade e o stresse figuram entre os principais inimigos da sua fertilidade. Contrar o stresse pode ser o suficiente para conseguir engravidar. - Adote uma dieta variada e equilibrada. Evite açúcares, gorduras, hortícolas tratados com químicos e carne de animais alimentados com rações químicas. Limite também a ingestão de cafeína.

- Proteja-se

Existem doenças sexualmente transmitíveis que podem afetar a suas saúde e a do seu parceiro mas também a de um futuro ser. Use sempre preservativo em relações sexuais ocasionais por forma a evitar problemas futuros.

artigo do parceiro:

Comentários