Prepare-se para a menopausa

As respostas às dúvidas mais inquietantes

É sinónimo de mudança e, naturalmente, fonte de muitos medos. Afinal, o que se transforma no universo feminino com a chegada da menopausa?

Esta foi a pergunta-chave que norteou a investigação para este artigo. Porque muito antes dos primeiros sinais, há estratégias que pode adoptar para entrar de forma triunfal nesta nova etapa da vida.

A aceitação é o primeiro passo para uma entrada tranquila nesta fase. O outro é a preparação. Para a ajudarmos, explicamos-lhe o que vai acontecer no seu organismo e como deve adaptar o seu estilo de vida para minimizar os efeitos da menopausa. Confira as respostas a todas as suas dúvidas, com a ajuda do ginecologista Mário Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Menopausa..

1. O que é a menopausa?

Cientificamente, é o fim da menstruação da mulher. «O diagnóstico é clínico e feito um ano após a última menstruação, porque a mulher pode estar três a quatro meses sem menstruar e depois voltar a ter o período», explica Mário Sousa. Assim, dizer que uma mulher «está a entrar na menopausa» significa que deixará de ser menstruada. Para 75% das mulheres, isso significa também que têm um conjunto de outros sintomas que surgem com o fim da menstruação.

2. Quando surge?

Entre os 45 e 55 anos. É a chamada menopausa fisiológica. No entanto, «se for uma menopausa precoce acontece antes dos 40 anos. E, se a mulher retirar o útero e os ovários, acontece a chamada menopausa cirúrgica que, na maior parte dos casos, também conduz aos sintomas da menopausa», esclarece Mário Sousa, que alerta para o facto de as mulheres fumadoras poderem ter a menopausa mais cedo cerca de dois anos. Factores como a exposição a radiações, doenças ginecológicas ou alterações genéticas podem também ter influência.

Comentários