Noni

Uma planta que funciona como imunoestimulante e que alivia o stresse

O noni contém antraquinonas com ação sobre o cancro do pulmão e cólon.

Um dos seus destaques vai para o damnacantal, uma antraquinona citotóxica com ação em vários tipos de cancro, nomeadamente, o colo-retal.

É também rico em xeronina, uma enzima que estimula a redução da pressão arterial elevada.

Esta enzima melhora ainda a função da tiroide e timo, levando o sistema imunitário a produzir linfócitos T. Esta planta, praticamente desconhecida em Portugal, contém ainda escopolamina e escopoletina, dois alcaloides com ação na regulação do sistema nervoso, com efeito antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso. A vitamina C, inúmeros minerais, aminoácidos e enzimas fazem do noni um alimento completo.

Principais indicações

Os benefícios desta planta para a saúde são por demais evidentes:

- É imunoestimulante, sendo um aliado no tratamento da diabetes, com especificidade para a hiperglicemia agravada pelo stress.

- É um relaxante muscular, reduz o stresse e melhora o sono.

- Previne e é coadjuvante no tratamento de vários tipos de cancro.

- É útil no alívio de dores do estômago e azia, no tratamento de náuseas, de tonturas e de vómitos no período de pós-operatório.

- É um protetor neuronal em doenças neurodegenerativas e na isquémia cerebral. Estimula a atividade cerebral e memória.

- É usado no tratamento da hipertensão.

- Tem propriedades analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

Administração e precauções

Beba diariamente 15 a 60 ml do seu sumo. Vários estudos têm demonstrado que o consumo de noni é muito seguro e não tem quaisquer efeitos hepatotóxicos. Estudos científicos Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Anestesiologia da Universidade de Medicina de Thammasat, na Tailândia, a ingestão de noni reduz as náuseas e vómitos no período pós-operatório.

Os pacientes receberam doses de 50 mg, 300 mg e 600 mg de extrato seco de noni uma hora antes da cirurgia ou placebo. A dose que produziu melhores resultados foi a de 600 mg.

Nos restantes intervalos de tempo, os efeitos foram semelhantes em todos os grupos, de acordo com o Journal of The Medical Association of Thailand, com base num estudo divulgado em 2010. Sumo tropical anticancerígeno É muito fácil de preparar em casa.

Junte a duas papaias e um ananás, 200 ml de sumo de noni e de mangostão. Adicione meio litro de água de coco e folhas frescas de hortelã. Coloque na liquidificadora e beba logo de seguida.

artigo do parceiro:

Comentários