• 10 truques para obter uma boa produção de pepinos

    Se é apreciador deste alimento, fresco, saudável e nutritivo, pode aproveitar um talhão numa horta ou um canteiro num terraço ou numa varanda para o cultivar.

    O parque inspirado nos poetas que homenageia a arte

    Há duas décadas, o que era suposto ser uma alameda com representações escultóricas dos 20 poetas portugueses mais relevantes executadas pelo escultor Francisco Simões começou a evoluir para o que é hoje o Parque dos Poetas em Oeiras.

  • Como acelerar a floração dos crisântemos?

    Estas flores enchem qualquer vaso, maciço, canteiro ou jardim de cor, mas nem todas florescem da mesma maneira. Veja o que pode fazer para não obter exemplares raquíticos.

  • Pimentos recheados com atum e azeitonas

    Uma refeição leve, rápida e saborosa proposta pela bloguer Joana Roque, colaboradora regular da revista Jardins, repleta de vitaminas e minerais essenciais.

  • Aprenda a poupar água sem prejudicar as plantas

    Desperdiçar o precioso líquido está totalmente fora de questão. Descubra soluções amigas da carteira que também ajudam a proteger e a preservar o meio ambiente.

  • Panna cotta de coco com calda de frutos vermelhos e groselhas

    De origem italiana, já é a sobremesa preferida de muitos portugueses. Descubra-a a aqui numa nova versão, proposta pela bloguer Joana Roque.

  • Pachuli é um dos ingredientes mais exóticos da perfumaria atual

    A geração que viveu o final dos anos das décadas de 1960 e 1970 certamente que associará o seu aroma à memória do flower power e do movimento hippie. Muitos dos perfumes à venda usam-no.

    Horta para totós

    Teresa Chambel, arquiteta paisagista, bloguer e diretora da revista Jardins, explica tudo o que precisa de saber antes de embarcar na aventura de ser o seu próprio fornecedor de legumes e vegetais.

  • Bruschettas de brie e figos com mel

    Uma receita saborosa de Joana Roque, autora do blogue As Minhas Receitas, colaboradora regular da revista Jardins, ideal para saborear em qualquer altura.

  • Como transformar a sua varanda num pequeno jardim

    Não é preciso uma grande área para conseguir ter um espaço ajardinardo em casa. Basta gosto e vontade! Saiba o que precisa e veja como deve proceder.

    Dicas para jardins de pátio

    Minimalista e acolhedor, em pleno centro da cidade de Lisboa, o courtyard garden de Teresa Paiva surpreende pela cor e pela variedade. Inspire-se e crie o seu!

  • Folhagem original que cria contrastes arrebatadores

    Originária da Nova Zelândia, coprosma repens é um arbusto que se adapta bem a um clima mediterrânico e a um solo como o português. Saiba porque o deve escolher.

    Coração de plantas suculentas

    Uma forma muito original e simples de fazer um jardim que pode permanecer durante meses ou até mesmo anos. Uma proposta de Dário Nemésio, fundador do site O Meu Amor é Verde.

  • Malagueta, pimento e pimentão... Uns picam e outros não!

    São picantes devido a uma substância alcaloide que estimula as células nervosas da boca, provocando a sensação de ardor. A geleia de malagueta também está em voga.

    Dicas para plantar e cuidar de hibiscos

    As flores desta planta tornam qualquer jardim mais colorido. Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, explica o que deve fazer e enuncia os cuidados a ter para potenciar o seu desenvolvimento.

  • Tosta de frango com cebola e queijo

    Para saborear antes ou depois da praia ou como refeição leve depois de uma ida ao ginásio ou em qualquer outra altura. Uma receita da bloguer Joana Roque.

    7 plantas medicinais que pode cultivar em casa

    Existem variedades botânicas com poderes curativos, há muito reconhecidos, que podem fazer muito pela sua saúde. Saiba quais são as que pode ter sempre à mão.

    O que o seu jardim precisa em julho

    No auge do verão, as temperaturas altas são uma constante. As áreas ajardinadas, as plantas de interior e a sua horta precisam de cuidados específicos. Saiba quais!

  • Abra alas para as suas flores

    Aproveite mais os seus espaços exteriores. Faça um caminho no jardim e crie um percurso que convide a passeios. Escolha a localização e veja os materiais que deve usar.

  • A natureza e a espiritualidade de braço dado nos jardins do Vaticano

    Uma vocação universal em que se conjugam 2000 anos de história e de arte, representada em estátuas, fontes, grutas e natureza, com espécies vegetais oriundas do mundo inteiro.

  • Jardins de ervas com poderes curativos

    Combatem infeções, ajudam a digestão, tratam doenças e aliviam dores. Estas são apenas algumas das propriedades das plantas aromáticas e medicinais.

  • Sabe que é possível cultivar os exóticos araçás no seu pomar?

    Este fruto, originário do Brasil, ainda é parente da goiaba. Saiba quais são as melhores alturas para o plantar e colher e ainda os cuidados a ter para potenciar o seu desenvolvimento.

  • Bolo cremoso de chocolate e café com framboesas

    Uma receita sugerida pela bloguer e autora de livros de receitas Joana Roque a que muito poucos conseguem resistir. Ideal para festas de aniversário e convívios familiares.

  • Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde

    Tire os saltos altos ou arregace as mangas e feche o stresse no escritório. Para recuperar energia, siga as nossas sugestões e marque encontro com o mundo rural no fim de semana ou nas férias.

  • 7 passos para cultivar hortênsias com sucesso

    A beleza destas flores não deixa ninguém indiferente. Veja tudo o que precisa de saber para garantir uma floração prolongada e abundante durante os meses de maior calor.

  • Técnicas para salvar as suas plantas do calor

    Os períodos em que as temperaturas mais sobem exigem cuidados de proteção redobrados. Descubra já o que (não) deve fazer para preservar o seu jardim.

  • Aprenda a criar uma moribana vertical

    Os arranjos florais de inspiração japonesa, uma arte apelidada de ikebana, são soluções minimalistas para espaços decorativos depurados. Veja como deve proceder.

    Plantas que combatem inflamações oculares

    Com a mudança de temperatura e os pólenes, chegam também as conjuntivites. Fernanda Botelho, especialista em botânica, dá a conhecer os benefícios de espécies como a eufrásia, a malva, a camomila, a flor de sabugueiro e a rosa.

    A fauna e a flora que pode observar na rota das Aldeias do Xisto

    O território que estes aglomerados englobam é o espaço perfeito para muitas espécies animais e botânicas. Muitas delas encontram nesta zona do país as condições ideais ao seu desenvolvimento.

    O jardim lisboeta que (muito) poucos conhecem

    Localizado no Bairro das Laranjeiras, o jardim do Centro Ismaili em Lisboa destaca-se pela sua beleza. Apesar de muitos o desconhecerem, este espaço encontra-se aberto todo o ano e recebe visitas mediante marcação. Venha descobri-lo!

  • O que fazer para o manjerico não perder o viço

    É, por excelência, a flor dos santos populares. Com um aroma característico, esta variedade botânica já se tornou num dos ícones destas festividades. Veja todos os cuidados a ter com esta planta.

    Plantas tóxicas para crianças e animais

    Nem todas são inócuas. Algumas das existentes nos nossos jardins ou casas poderão ser prejudiciais para os miúdos e para os bichos de estimação quando ingeridas ou apenas pelo contacto.

  • Use e abuse do bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio tem muitas aplicações na cozinha e no resto da casa, mas também é muito útil no seu hortim, como há quem chame aos espaços que funcionam como horta e jardim.

    Como fazer uma floreira de plantas suculentas

    Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, arquiteta paisagista, autora de livros de jardinagem e bloguer, ensina a criar uma em pouco tempo. Veja como é fácil e simples!

  • Um ponto de fuga ao reboliço da cidade

    Tranquilidade e sossego a sul. O projeto de requalificação do parque municipal Sítio das Fontes, no Algarve, é apontado como um exemplo de intervenção em áreas de sensibilidade ambiental.

  • Está na hora de dar cor, aroma e sabor à sua horta e ao seu jardim

    As semanas que antecedem a chegada do verão obrigam a arregaçar as mangas e a lançar mãos à obra. Saiba o que tem (mesmo) de fazer nesta altura.

    O que fazer no jardim em junho

    Nesta época do ano, convém estar muito atento às necessidades hídricas das plantas para evitar que tenham um final menos feliz. Saiba quais os cuidados a ter este mês com as flores, plantas, hortas, árvores e arbustos.

    8 plantas de interior perfeitas para a decoração da sua casa

    São um elemento decorativo que enche qualquer divisão de cor. Deixe-se conquistar pela natureza e siga as sugestões da arquiteta paisagista Marta Malheiro, que recomenda estas variedades botânicas.

  • O maravilhoso jardim de Claude Monet

    Giverny, em França, é um sítio único, onde cada flor é uma pincelada de cor que muda em cada estação, formando um quadro vivo. Como os quadros do pintor!

  • Por que chamam à ulmária a aspirina dos boticários?

    Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, que mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento.

  • O que fazer para corrigir excesso de adubo

    Se o aplicou em demasia nas suas plantas, saiba como pode minorar os danos. São várias as estratégias e os métodos a que pode recorrer para as proteger.

  • Bolo de agrião com cobertura de chocolate de leite

    Uma receita da Joana Roque, autora do blogue As Minhas Receitas e autora de livros como «Família e amigos à mesa» e «Presentes com um sabor especial».