• 7 passos para cultivar hortênsias com sucesso

    A beleza destas flores não deixa ninguém indiferente. Veja tudo o que precisa de saber para garantir uma floração prolongada e abundante durante os meses de maior calor.

  • Técnicas para salvar as suas plantas do calor

    Os períodos em que as temperaturas mais sobem exigem cuidados de proteção redobrados. Descubra já o que (não) deve fazer para preservar o seu jardim.

  • Hortas citadinas e quintas ecológicas para quem gosta de (muito) verde

    Tire os saltos altos ou arregace as mangas e feche o stresse no escritório. Para recuperar energia, siga as nossas sugestões e marque encontro com o mundo rural no fim de semana ou nas férias.

  • Aprenda a criar uma moribana vertical

    Os arranjos florais de inspiração japonesa, uma arte apelidada de ikebana, são soluções minimalistas para espaços decorativos depurados. Veja como deve proceder.

    Plantas que combatem inflamações oculares

    Com a mudança de temperatura e os pólenes, chegam também as conjuntivites. Fernanda Botelho, especialista em botânica, dá a conhecer os benefícios de espécies como a eufrásia, a malva, a camomila, a flor de sabugueiro e a rosa.

    A fauna e a flora que pode observar na rota das Aldeias do Xisto

    O território que estes aglomerados englobam é o espaço perfeito para muitas espécies animais e botânicas. Muitas delas encontram nesta zona do país as condições ideais ao seu desenvolvimento.

    O jardim lisboeta que (muito) poucos conhecem

    Localizado no Bairro das Laranjeiras, o jardim do Centro Ismaili em Lisboa destaca-se pela sua beleza. Apesar de muitos o desconhecerem, este espaço encontra-se aberto todo o ano e recebe visitas mediante marcação. Venha descobri-lo!

  • O que fazer para o manjerico não perder o viço

    É, por excelência, a flor dos santos populares. Com um aroma característico, esta variedade botânica já se tornou num dos ícones destas festividades. Veja todos os cuidados a ter com esta planta.

    Plantas tóxicas para crianças e animais

    Nem todas são inócuas. Algumas das existentes nos nossos jardins ou casas poderão ser prejudiciais para os miúdos e para os bichos de estimação quando ingeridas ou apenas pelo contacto.

  • Use e abuse do bicarbonato de sódio

    O bicarbonato de sódio tem muitas aplicações na cozinha e no resto da casa, mas também é muito útil no seu hortim, como há quem chame aos espaços que funcionam como horta e jardim.

    Como fazer uma floreira de plantas suculentas

    Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, arquiteta paisagista, autora de livros de jardinagem e bloguer, ensina a criar uma em pouco tempo. Veja como é fácil e simples!

  • Um ponto de fuga ao reboliço da cidade

    Tranquilidade e sossego a sul. O projeto de requalificação do parque municipal Sítio das Fontes, no Algarve, é apontado como um exemplo de intervenção em áreas de sensibilidade ambiental.

  • Está na hora de dar cor, aroma e sabor à sua horta e ao seu jardim

    As semanas que antecedem a chegada do verão obrigam a arregaçar as mangas e a lançar mãos à obra. Saiba o que tem (mesmo) de fazer nesta altura.

    O que fazer no jardim em junho

    Nesta época do ano, convém estar muito atento às necessidades hídricas das plantas para evitar que tenham um final menos feliz. Saiba quais os cuidados a ter este mês com as flores, plantas, hortas, árvores e arbustos.

    8 plantas de interior perfeitas para a decoração da sua casa

    São um elemento decorativo que enche qualquer divisão de cor. Deixe-se conquistar pela natureza e siga as sugestões da arquiteta paisagista Marta Malheiro, que recomenda estas variedades botânicas.

  • O maravilhoso jardim de Claude Monet

    Giverny, em França, é um sítio único, onde cada flor é uma pincelada de cor que muda em cada estação, formando um quadro vivo. Como os quadros do pintor!

  • Por que chamam à ulmária a aspirina dos boticários?

    Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, que mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento.

  • O que fazer para corrigir excesso de adubo

    Se o aplicou em demasia nas suas plantas, saiba como pode minorar os danos. São várias as estratégias e os métodos a que pode recorrer para as proteger.

  • Bolo de agrião com cobertura de chocolate de leite

    Uma receita da Joana Roque, autora do blogue As Minhas Receitas e autora de livros como «Família e amigos à mesa» e «Presentes com um sabor especial».

    A beleza dos jardins da realeza em Queluz

    O regresso à época de ouro da família real num vídeo que (re)visita alguns dos mais emblemáticos espaços exteriores daquele que é um dos mais belos palácios nacionais.

  • Aventuras e desventuras de uma principiante adepta de hortas e jardins

    Gostava de começar a cultivar qualquer coisa na sua varanda ou no seu terreno mas não sabe por onde começar? A primeira coisa a fazer é ler esta crónica!

  • Prepare o seu terraço e a sua varanda para o verão

    Há quem critique os portugueses, dizendo que aproveitam pouco o bom tempo que têm nos espaços exteriores lá de casa. Está na hora de inverter a situação!

  • Como utilizar abrilhantador foliar

    Existem produtos em spray que embelezam e protegem (mesmo) as suas plantas mas, se for adepto de soluções mais naturais, também dispõe de alternativas simples e económicas.

    Jardins artísticos num parque futurista

    Localizado nos arredores de Poitiers, em França, o Futuroscope é um parque de diversões diferente dos tradicionais, repleto de instalações artísticas. Veja as mais emblemáticas!

    Sossego e tranquilidade com vista para campos de vinha

    Localizado no concelho de Arraiolos, em pleno Alentejo, o Monte da Ravasqueira é reconhecido pela qualidade dos vinhos que produz, mas também pelas experiências pedagógicas ligadas ao vinho que promove.

  • 100 plantas para a primavera

    Como cuidar todas as suas espécies favoritas na estação do ano em que as espécies botânicas florescem e os campos e os jardins se inundam de cores e aromas. Será que as conhece todas?

  • Como obter estacas de flores

    É um dos métodos a que pode recorrer para multiplicar a quantidade de plantas que cultiva. Dicas úteis que o vão ajudar a conseguir um jardim mais florido.

  • Esparguete com salmão fumado, cogumelos e rúcula

    Uma receita saborosa e reconfortante, proposta pela bloguer Joana Roque, que pode confecionar com vegetais do seu jardim ou da sua horta.

    Como fazer uma floreira de petúnias

    Esta flor, muito apreciada pelas suas cores, é a rainha da primavera. Teresa Chambel, diretora da revista Jardins, explica como deve proceder para conseguir uma solução decorativa. Veja o vídeo!

  • Os benefícios de ter uma horta vão para além do que se colhe

    Muitas pessoas pensam apenas nos legumes que podem pôr no prato mas, para quem trabalha num escritório, é uma forma diferente de relaxar e de apanhar sol.

    3 ideias para um Dia da Mãe mais florido

    Diga-lhe que a ama com flores! Sugestões de presentes com plantas para amantes de jardinagem e de trabalhos manuais. Propostas simples e originais, económicas e muito fáceis de preparar.

  • Como recuperar um jardim rochoso

    Os meses mais frios e rigorosos podem danificar as rocalhas, prejudicando o desenvolvimento das variedades botânicas que as integram. Ponha em prática esta teoria logo no início da primavera.

  • 5 conselhos para uma primavera mais florida

    Para garantir que o seu jardim, varanda ou terraço vai estar florido nesta estação e no verão, comece já a semear e a plantar. Esta é uma excelente época para renovar o seu jardim.

  • Os encantos naturais de uma terra onde (quase) tudo é verde

    Há quem considere o país um jardim de fruteiras e de fruta. A natureza singela e luxuriante do Vietname é um dos seus principais atrativos. Mas está longe de ser o único!

    O que fazer no jardim em maio

    Não descure os cuidados essenciais que este mês exige. Apresentamos-lhe, de seguida, um verdadeiro guia de tarefas para manter as suas plantas e as suas culturas.

  • Varandas e terraços com um ambiente (mais) mediterrânico

    Combinar flores, arbustos e até pequenas árvores é possível mesmo em pequenos espaços. Mas o que escolher? Que espécies se adequam melhor? Conheça a resposta!

    As belezas paisagísticas que os meandros do rio Zêzere escondem

    Nasce na serra da Estrela e desagua no rio Tejo, a oeste de Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros. Pelo caminho, ficam paisagens, cascatas e praias fluviais irresistíveis.

    Toda a beleza e simbolismo por detrás dos cravos

    A flor da nobreza que se democratizou com a revolução de abril tem significados que variam consoante as cores das pétalas que a constituem. Saiba quais são os mais representativos!

    Arranjo floral moribana vertical

    Uma solução decorativa inspirada na filosofia Ikebana, uma corrente de pensamento de origem japonesa que tem por base uma vida em comunhão permanente com a natureza.

    Casa de pássaros em madeira

    Residências pouco convencionais são a última tendência para ambientes de jardim e um convidativo poiso para várias espécies. É muito fácil fazê-lo com apenas alguns materiais e ferramentas.

  • Sabia que a acelga ainda é uma (deliciosa) prima da beterraba?

    É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão.

    Faça você mesmo um minijardim (quase) sem manutenção

    Ideal para quem tem pouco espaço e pouco tempo e quer ter plantas de forma simples e barata, pode ser colocado em qualquer divisão da casa, desde que tenha luz natural cinco ou seis horas por dia.