• As gaitinhas que embelezam as paisagens madeirenses

    Anualmente, de novembro até março, as flores da Pyrostegia venusta são verdadeiras vedetas no Funchal e em toda a orla sul da ilha da Madeira. Já alguma vez viu alguma?

  • Os fatores a ter em conta quando contratar uma empresa de jardinagem

    Não se comprometa logo com a primeira companhia que lhe aparecer à frente. Saiba o que deve ponderar em termos de requisitos, qualidade, orçamentos e intervenções.

    10 plantas a ter à mão para fazer uma farmácia natural

    Apesar dos pólenes, existem muitas variedades botânicas que têm o condão de prevenir e minimizar o impacto de infeções e alergias, além de ajudar a tratar outros problemas de saúde. Saiba quais!

  • A importância da água e do solo para as plantas carnívoras

    A pureza da água, assim como a riqueza do solo, são essenciais para o cultivo destas espécies. Antes de adquirir uma, saiba quais são os cuidados a ter para garantir um bom desenvolvimento.

  • Faça uma horta com os seus filhos

    E se obrigasse as suas crianças a largar os telemóveis, os tablets, os jogos de computador e a televisão e as levasse para o jardim para uma atividade em família com as mãos na terra?

  • As atrações menos óbvias a não perder no Vaticano

    A Basílica de São Pedro, a Capela Sistina, o Castel Sant'Angelo e os museus desta cidade-estado são imperdíveis mas há monumentos praticamente desconhecidos e esquecidos que vale a pena procurar.

  • Salada de couve-flor com frutos e legumes

    Uma sugestão que é também uma refeição leve para quem anda a tentar perder peso. Uma proposta saudável e nutritiva com a assinatura da bloguer e foodie Joana Roque.

  • Saiba como ter sucesso com jardins à sombra

    Também têm o seu encanto e singularidade. Aprenda a tirar proveito da falta de sol com a utilização das plantas, cores e texturas para criar um espaço ao seu gosto com interesse todo o ano.

    Arbustos com cor(es) que ficam bem no seu jardim

    Nos períodos de calor, exibem um verde surpreendente e cativante. Nos frios, sobretudo no outono, adquirem tons igualmente sedutores. Veja os que os especialistas em jardinagem recomendam.

  • Chow mein de frango e acelgas com vinho do Porto

    Joana Roque, bloguer, autora de livros de culinária e colaboradora regular da revista Jardins, revisita uma especialidade da cozinha asiática, exótica e nutritiva, de comer e babar por mais.

    Está na altura de plantar couves para o Natal

    As primeiras semanas de novembro são uma boa altura para empreender esta tarefa. Veja o vídeo com as recomendações Teresa Chambel, arquiteta paisagista, bloguer e diretora da revista Jardins.

    Os cuidados a ter quando semear plantas aromáticas

    Teresa Chambel, arquiteta paisagista, bloguer, autora de livros de jardinagem e diretora da revista Jardins, explica em vídeo as melhores formas de proceder em casa ou no exterior.

  • Hambúrguer com queijo Roquefort em pão de cereais

    Uma proposta tentadora da bloguer e foodie Joana Roque, autora de livros de receitas como «Família e amigos à mesa» e «Receitas para todos os dias», publicados pela editora A Esfera dos Livros.

    O que fazer no jardim em novembro

    Encarnados, ocres, laranjas, amarelas. Estas são as cores do outono e a porta de entrada do inverno. Saiba que cuidados deve ter com as suas culturas, com as suas plantas de interior e com a sua horta no decorrer deste mês.

  • 12 conselhos para poupar no jardim

    Evite ao máximo gastar dinheiro em despesas desnecessárias. Dicas úteis para reduzir o consumo de água e de energia sem prejudicar as suas flores, as suas plantas e as suas culturas.

    A arte dos arbustos esculturais ensinada da maneira mais simples

    Teresa Chambel, arquiteta paisagista, bloguer e diretora da revista Jardins, explica em vídeo os utensílios a usar e as melhores formas de proceder para criar os jardins mais surpreendentes.

  • E se plantasse uma bananeira no seu jardim?

    É uma herbácea que, pela sua aparência exótica, muitas vezes é plantada em hortas, parques e jardins como planta ornamental. Além das ilhas, pode ser cultivada em território continental e até dá flor.

  • Bolachinhas de manteiga com laranja e arandos

    Ideais para todas as épocas do ano, são saborosas e irresistíveis. Experimente já uma receita de bolachas diferente.

    O que fazer para conseguir os ciclâmenes mais floridos

    Teresa Chambel, especialista em botânica e diretora da revista Jardins, revela em vídeo os cuidados a ter com o cultivo desta flor, uma das mais coloridas plantas outonais.

  • Passatempo Jardins/Dias saudáveis e floridos

    Ganhe exemplares de «Plantas medicinais: A saúde nas nossas mãos - Agenda 2018» de Fernanda Botelho, especialista em botânica. Temos 10 para oferecer!

  • Xaropes naturais para combater gripes e constipações

    Nas alturas do ano em que as urgências dos hospitais estão como todos sabemos, uma das hipóteses é recorrer a estas soluções caseiras em casos de absoluta necessidade. Veja como deve proceder!

  • Os encantos sedutores de um dos mais belos jardins escoceses

    Além de muito verde, há espaços para pernoitar e muita coisa para ver. Descubra os segredos dos Cambo Gardens, uma das atrações da propriedade Cambo House & Estate, em Saint Andrews, na Escócia.

  • 3 plantas do tempo frio que fazem bem à saúde

    Urtigas, violetas e morugem constituem a trindade vegetal que todos os anos anuncia a aproximação do inverno e que, em tisanas, infusões ou saladas, ajudam a prevenir e a combater as doenças típicas da estação.

  • Transforme uma encosta num local aprazível

    Muitas habitações estão rodeadas por terrenos com alguma inclinação. Saiba como construir caminhos e aprenda a selecionar plantas para valorizar estes espaços.

  • Papas de aveia com cacau, mel e raspas de tangerina

    Uma forma diferente e energética de iniciar o dia com muito vigor. Uma receita muito saudável, plena de sabor, com o toque pessoal da bloguer Joana Roque.

  • Os arbustos que mais refletem os tons do outono

    Sinta no seu jardim as cores da estação através da folhagem e da frutificação de algumas das espécies arbustivas mais emblemáticas. Saiba quais são as que deve privilegiar.

  • Plantas de aroma irresistível muito fáceis de cultivar

    Enchem campos de cor e aroma mas também podem ser cultivadas em canteiros, em maciços ou em vasos, em jardins, em terraços e até em varandas. Saiba como deve proceder.

    20 flores de outono

    A estação das folhas secas é muito menos florida do que a primavera e o verão mas, ainda assim, há variedades botânicas que se destacam nos canteiros, nos maciços, nas varandas, nos terraços e nos jardins nesta altura.

  • 10 dicas para um jardim de outono

    Depois de um verão quente, é tempo de arregaçar as mangas e de calçar as luvas. Saiba quais são as tarefas que a estação do regresso das chuvas e das folhas caídas exige.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

  • Geleia de caroços de maçã e canela

    Para barrar no pão, em torradas ou em todas, surpreende pela textura líquida e pelo sabor aromático. Uma proposta da bloguer Joana Roque, colaboradora regular da revista Jardins.

  • Escolha árvores exuberantes para o seu jardim

    A sua importância no jardim é enorme. São elementos marcantes, estruturantes, que vão crescer muito e manter-se ao longo de gerações. Algumas marcam o espaço de forma única.

    Centro de mesa outonal

    Marianela Valverde, especialista em design floral, explica como criar uma peça decorativa que lhe vai sair por menos de 10 €. Veja quais são os passos que tem de seguir.

  • Ovos com espinafres, bacon e natas

    Anda com vontade de confecionar algo diferente? Experimente esta receita da bloguer, autora de livros de cozinha e colaboradora regular da revista Jardins, Joana Roque!

    Hortênsias azuis para uma mesa original e elegante

    Há alturas em que apetece fazer um arranjo natural com as flores que temos no jardim, apostando numa apresentação menos formal. Siga os passos e as dicas da designer e decoradora de interiores Maria Mayer.

  • Revista Jardins faz 15 anos

    A edição de outubro da publicação especializada dirigida pela arquiteta paisagista e bloguer Teresa Chambel assinala o aniversário de uma marca que se tem vindo a consolidar.

    O que fazer no jardim em outubro

    A partir desta altura, o vermelho, o laranja, o ocre e o castanho são as cores que dão um encanto especial ao jardim, confirmando o início de uma nova estação. Está na altura de pôr em prática alguns cuidados específicos deste mês.

    As belezas naturais do Parque Terra Nostra nos Açores

    Uma das principais atrações turísticas da ilha de São Miguel, no místico Vale das Furnas, está rodeado por caldeiras e nascentes de águas que emergem do solo. Um verdadeiro paraíso verdejante!

    Arranjo floral com rosas frescas

    Recupere a tradição das composições florais em cestos de verga e torne a sua casa mais florida. Veja como deve proceder para criar uma solução decorativa fácil de reproduzir.

  • Outono é tempo de castanhas

    Os dias arrefecem e o aroma delas assadas, irresistível para muitos, invade o ar. Aprenda mais sobre os benefícios para a saúde deste fruto e sobre as formas de cultivar a árvore que o produz.

  • Profusão de flores violetas e azuis ao longo de grande parte do ano

    Os solanum gostam de locais quentes e soalheiros, dando-se bem em solos bem drenados. Saiba quais são os cuidados que este arbusto, muito apreciado, exige.

  • Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.