Menstruação durante a gravidez?

Nem sempre o sangramento significa que algo de errado se passa. No entanto, qualquer que seja a sua situação e fase de gestação, qualquer sangramento deverá ser comunicado ao seu ginecologista, bem como qualquer alteração que considere fora do vulgar.

Para quem tenta engravidar o atraso na menstruação é sinónimo de alegria, por isso se o mesmo acontece quando está grávida pode dar origem a preocupação e angústia, sendo a primeira ideia a perda do bebé. Para além disso, há sintomas da gestação que se parecem com os pré-menstruais portanto, para além destes e do sangramento, certas mulheres só descobrem que estão grávidas por volta do terceiro ou quarto mês. Neste caso, é importante que fique atenta ao seu corpo e à sua mudança: data da menstruação, cor, duração, bem como a cólicas, seios inchados, algum cansaço, mudanças de humor, tonturas, etc...

A menstruação é um fluxo de sangue que é libertado pelo revestimento interno do útero quando não há fecundação. No início de cada ciclo, o útero é revestido internamente por um tecido vascularizado (o endométrio), preparando-se para receber o embrião que ali se desenvolverá durante todo o período de gestação. Como não há fecundação, a menstruação surge, sendo esta uma eliminação deste tecido uterino com vasos e coágulos.
Aquando a gravidez, cerca de 20% das mulheres podem ter sangramento durante as 12 primeiras semanas e as possíveis causas podem ser gravidez ectópica (embrião implantado fora do útero), gravidez molar (crescimento de tecido anormal dentro do útero), aborto espontâneo, entre outros. No entanto, hemorragias existentes nos primeiros 3 meses não significam necessariamente aborto. Mais de 90% das mulheres que têm sangramento nestes meses não abortam, mas é conveniente fazer o exame de ultrassons para se certificar.

Por outro lado, no fim da gestação já é algo preocupante, uma vez que é indicador de que algo está menos bem com a mãe e/ ou bebé: descolamento da placenta, trabalho de parto prematuro, algum género de rutura, entre outros. Se for um sangramento intenso com coágulos acompanhado de dor lombar ou cólicas deverá solicitar ajuda urgentemente.

artigo do parceiro:

Comentários