Défices cognitivos

A prevenção deve começar antes da gravidez

Os dados foram revelados recentemente e resultam de um estudo desenvolvido pelo Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

Durante quatro anos, foi avaliada uma população de 3 679 crianças, de 78 escolas do Continente (norte, centro e sul, zonas costeiras e interiores) e 311 crianças de 40 escolas da Madeira.

Um total de 3 990 crianças (entre os 6 e os 12 anos de idade e de ambos os sexos) foi estudado e os resultados vieram revelar que o aporte de iodo é ligeiramente insuficiente em praticamente todas as regiões.

O que é que isso significa?

«Mesmo a carência moderada de iodo, como a detectada em Portugal, pode resultar em problemas cognitivos nas crianças, dificultando a aprendizagem escolar, o que é extremamente preocupante», diz-nos Edward Limbert, coordenador do estudo. O iodo tem um papel fundamental na hormona tiroideia que assegura que o organismo funcione adequadamente.

Onde está o iodo?

As algas marinhas contêm iodo mas são varridas constantemente para o mar. O peixe também é muito rico em iodo, o que preocupa os especialistas envolvidos no estudo pelo fraco consumo de peixe vindo directamente do mar, em Portugal. Esta carência de iodo é denotada em vários países da Europa. No entanto, em Espanha, como refere Edward Limbert, «associa-se o iodo aos suplementos de ácido fólico prescritos às mulheres grávidas num só comprimido, o que é claramente benéfico».

Existe a necessidade de corrigir a carência na gravidez com suplementos iodados e «aprofundar se vale a pena fazer a profilaxia em toda a  população através da iodização do sal conforme foi decretado há pouco tempo em Itália e na Dinamarca com enorme sucesso», diz-nos o endocrinologista. Após várias reuniões com a Direcção Geral da Saúde (DGS), é possível que os médicos obstetras portugueses possam, de futuro, fazer esta prescrição. «A DGS já se  comprometeu a  emitir uma norma nesse sentido», explica Edward Limbert.

Comentários