Bruxismo

Saiba como se manifesta e o que pode fazer para tratar o problema

O bruxismo é um hábito parafuncional do sistema mastigador que atinge uma grande parte da população e que consiste em apertar ou ranger os dentes, de forma inconsciente.

Os sinais e sintomas mais frequentes neste tipo de problema são o desgaste dos dentes e fraturas dentárias, dores musculares ao nível dos maxilares e, com alguma frequência, dores de cabeça.

Estudos recentes indicam que o bruxismo tem origem no sistema nervoso central, onde a componente do stresse e da ansiedade têm um papel preponderante. O sedentarismo, assim como a ingestão de cafeína e álcool, podem também contribuir para o hábito de ranger os dentes.

Qual o tratamento para o bruxismo?

O tratamento para o bruxismo deve ser multidisciplinar, onde o desporto, a postura, terapias de relaxamento e a adopção de adequados hábitos de vida são fundamentais. Para prevenir o desgaste dos dentes, devem ser confecionados aparelhos de proteção que contribuem para a longevidade dos dentes.

Quando os dentes já se encontram muito degradados, torna-se necessário reabilitá-los com a colocação de coroas fixas. O objetivo é o de restabelecer a estrutura dentária perdida com o desgaste e, desta forma, o equilíbrio, a função e estética.

Texto: Instituto de Implantologia

artigo do parceiro:

Comentários