Anti-aging: Qual é o segredo do envelhecimento?

As variáveis que alteram e maturam o nosso corpo

Qual é o segredo duma longa vida? Será que está no nosso código genético? Será que é onde se vive ou como se vive? Alguma coisa que se faz ou que não se faz? Alguma coisa que se come ou que não se come?

Bioquímica e envelhecimento

As proteínas, nas suas múltiplas formas e funções, são as principais substâncias responsáveis pelas funções do dia a dia dos organismos vivos. Parece que algumas destas proteínas afetam o modo como envelhecemos e o quanto vivemos.

Radicais livres de oxigénio

Segundo a teoria do envelhecimento, as lesões causadas pelos radicais livres de oxigénio são responsáveis por muitas das mudanças que ocorrem no corpo humano. Os radicais livres de oxigénio têm, não só, sido implicados no envelhecimento, como também nas alterações degenerativas, incluindo cancro, aterosclerose, cataratas e doenças neuro degenerativas.

Os radicais livres de oxigénio lesionam as células e podem condicionar o envelhecimento dos tecidos e órgãos. Os radicais livres de oxigénio são um produto do metabolismo normal, produzido à medida que as células transformam a comida e o oxigénio em energia. Os radicais livres de oxigénio lesionam as proteínas, as membranas e os ácidos nucleicos, particularmente o DNA, incluindo o DNA mitocondrial, o órgão intracelular que produz energia.

Os antioxidantes como as vitaminas C e E, os ß-carotenos, as enzimas como o superóxidodismutase (SOD), a catálase e o glutatião peroxidase, são a defesa do organismo contra os radicais livres de oxigénio. Eles previnem a maioria, embora não todos, os danos oxidativos. Pouco a pouco a lesões acumulam-se e deterioram os tecidos e órgãos.

Um japonês viveu 120 anos e 237 dias. Tanto quanto sabemos, é o mais longe que um ser humano alguma vez viveu. Morreu de pneumonia em 1986!

A maioria dos médicos gerontologistas diz que o segredo está, provavelmente, tanto na herança genética como no ambiente e no estilo de vida. Mas os gerontologistas também colocam outras questões, um pouco mais difíceis de responder:

Comentários