Amendoeira

Uma árvore com frutos que atuam como reguladores do colesterol

A amendoa, fruto da amendoeira, é rica em ácidos gordos polinsaturados (ómega-3) e pobre em saturados, pelo que reduz o colesterol.

Para além disso, tem uma ação reguladora hormonal, graças aos seus fitoesterois. Contém ainda vitamina E, arginina, magnésio, cobre, manganésio e potássio, todos com ação antioxidante e cardioprotetora, com reconhecidos efeitos benéficos para o organismo.

Esta planta, muito cultivada nalgumas zonas do país, é fonte de cálcio, proteínas e fibras, com ação prebiótica. Contém também flavonoides com ação benéfica sobre a função cardiovascular e sistema venoso. Os seus efeitos na redução do colesterol e glicemia devem-se à sinergia de vários dos seus elementos.

Principais indicações

- Reduz o colesterol, diminuindo a sua absorção e reabsorção, aumentando a sua excreção pela bílis e aumentando a ação do recetor de colesterol LDL.

- Protege o aparelho cardiovascular, evitando as lesões oxidativas e inflamação nas artérias.

- Reduz a glicemia pós-prandial em diabéticos tipo II e a resistência à insulina.

- Reforça as paredes das veias, melhorando o retorno venoso e diminuindo a tendência para varizes.

- Melhora o aspeto da pele, do cabelo e das unhas.

Administração

Ingira entre 30 g a 100 g de amêndoas por dia às refeições ou como snack.

Como fazer leite de amêndoa:

Há várias marcas que o disponibilizam no mercado. Pode, no entanto, fazer o seu próprio em casa de uma forma muito simples:

1. Coloque 20 a 30 amêndoas de molho durante a noite no frigorífico.

2. De manhã, coloque-as no liquidificador com cerca de meio litro de água e frutose ou stevia (planta adocicada), baunilha e canela.

3. Passe o preparado anterior por um coador e beba.

artigo do parceiro:

Comentários