10 conselhos para ouvir melhor em 2015

Ano novo, audição melhorada! É este o objetivo da GAES – Centros Auditivos, que entra no espírito das promessas típicas de Janeiro e propõe um conjunto de resoluções auditivas que prometem melhorar a audição.

1. Peça ao seu médico para lhe limpar os ouvidos: por vezes, é o que basta para melhorar a audição. Usar objetos pontiagudos piora a situação e muitos especialistas discordam do uso de cotonetes.

2. Tenha sempre um par de protetores auditivos consigo: desta forma, quando se encontrar em ambientes muito ruidosos ou se sentir desconfortável, pode proteger os seus ouvidos.

3. O café é um aliado: um estudo recente desenvolvido pelo Hospital Brigham and Women's assinala a possibilidade de que a ingestão de café reduz o risco de sofrer de zumbidos. As mulheres que consumiam cerca de uma chávena e meia de café por dia de cafeína tinham mais 15% de probabilidades de sofrer de zumbidos, do que as que consumiam de cerca de três chávenas de café por dia, concluíram os especialistas. A cafeína estimula o sistema nervoso central, e investigações anteriores demonstraram que a cafeína tem um efeito direto sobre o ouvido interno.

4. Desista definitivamente de fumar e afaste-se de ambientes com muito fumo: um estudo publicado no Journal of the American Medical Association aponta que quanto mais exposta uma pessoa está a fumo de cigarros, maior a probabilidade de apresentar perda auditiva mais tarde. Para além disso, fumar durante a gravidez prejudica o feto e já foi relacionado com o aumento da perda auditiva em adolescentes cujas mães fumaram quando grávidas.

5. Faça exercício: a verdade é que os seus benefícios vão muito para além do aspeto estético. Pessoas em forma têm tendência a sofrer menos de problemas de audição, já que o exercício aeróbico aumenta o fluxo de oxigénio no sistema e melhora a circulação de sangue para os ouvidos.

Comentários