Como agir em caso de bolhas e queimaduras

Afetam a vida de milhares de pessoas todos os anos. Algumas têm maior gravidade do que, à partida, poderá julgar. Saiba como atuar perante os casos de emergência

Apesar de poderem surgir durante todo o ano, é nos meses de maior calor que mais tendem a aparecer. Quer as bolhas, quer as queimaduras podem geralmente ser tratadas em casa. No entanto, existem casos em que se justifica procurar tratamento médico. Da próxima vez que a sua pele for vítima de uma bolha ou de uma queimadura, não fique na dúvida. Saiba a seguir em que situações deve ir ao hospital:

- Bolhas

As bolhas podem tratar-se em apenas algumas horas, mas também podem desenvolver complicações. O tratamento de uma bolha depende sobretudo do agente que a provocou (ambiental ou químico). Esteja atento aos sinais que denunciam um foco inflamatório. Procure ajuda médica sempre que:

- A zona permanecer dolorosa

- Houver um aumento da dor ou do inchaço

- A ferida não cicatrizar, passados alguns dias

- Queimaduras

As bolhas resultantes do contacto com produtos químicos exigem atenção especial, pois antes de se tratarem de bolhas são queimaduras. As queimaduras de segundo grau provocam lesões celulares mais profundas e, geralmente, formam bolhas. Regra geral, as queimaduras provocadas por agentes químicos curam mais facilmente, dado que a ação dos agentes químicos  destrói os microorganismos, reduzindo a probabilidade de se gerar uma infeção.

No entanto, algumas queimaduras podem requerer observação médica, nomeadamente:

- Quando as queimaduras ocorrem em crianças e idosos a gravidade é maior. Crianças com idade inferior a cinco anos ou adultos com idade superior a 60 anos devem ter acompanhamento médico.

- Sempre que as queimaduras estiverem localizadas em zonas articulares (mãos ou pés), órgãos genitais, na face ou cubram uma grande extensão do pescoço ou corpo.

- Quando as queimaduras cobrem mais de cinco por cento da extensão total do corpo, em jovens com idade inferior a 16 anos ou mais de dez por cento da extensão total do corpo em adultos.

Para identificar a extensão da queimadura, saiba que um por cento da extensão total do corpo corresponde à palma da mão.

Veja na página seguinte: O que fazer em caso de queimadura

Comentários