Vença a síndrome pré-menstrual com a alimentação certa

Existem nutrientes que previnem e que aliviam as dores e o mau estar que muitas mulheres sentem durante o período que antecede a menstruação. Veja o que deve mudar para superar os dias mais difíceis.

Woman Suffering From Stomachache On Sofa

A síndrome pré-menstrual (SPM) engloba alterações do foro físico e emocional e surge, normalmente, nos dias que antecedem a menstruação. Quase todas as mulheres conhecem os sintomas e queixas mais comuns, nomeadamente ansiedade, depressão, crises de choro, irritabilidade, dificuldade em adormecer, alterações no desejo sexual e/ou menor capacidade de concentração.

Em termos físicos destacam-se a tensão mamária, fadiga, dores musculares ou articulares, aumento de peso associado à retenção de líquidos, inchaço na zona abdominal, espasmos e apetite exagerado por certos alimentos. No entanto, através de simples mudanças no estilo de vida, pode fazer frente à síndrome pré-menstrual, melhorando o seu bem-estar durante esse período.

Estes são alguns dos conselhos que deve seguir para prevenir e aliviar os sintomas mais associados à síndrome pré-menstrual:

- Faça refeições frequentemente, ingerindo quantidades pequenas. Estará a ajudar o seu organismo a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

- Modere o uso do sal e a ingestão de alimentos salgados, especialmente na segunda metade do ciclo. O sal favorece a retenção de líquidos e o inchaço abdominal.

- Os alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, como cereais integrais e leguminosas secas, reduzem as queixas do foro emocional e previnem os ataques ao frigorífico.

- Evite gorduras, não beba álcool e reduza a ingestão de cafeína.

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